Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 29 de abril de 2015

Uso excessivo de descongestionante nasal pode causar rinite medicamentosa

Utilizados para aliviar a respiração, os descongestionantes nasais podem agravar o problema nasal, se aplicados em excesso
 
É que seu uso prolongado, por mais de cinco dias consecutivos, pode causar rinite medicamentosa pela dependência deste medicamento - composto geralmente por oximetazolina, fenilefedrina e nafazolina - e pelo chamado "efeito rebote".
 
"O uso de descongestionante provoca alívio imediato da obstrução nasal e isto estimula o seu uso frequente. Mas estes medicamentos, se utilizados por mais de cinco dias, podem provocar dependência e o chamado efeito rebote, ou seja, após a cessação do seu uso, a obstrução volta ocorrer de forma mais intensa e frequente, chegando ao ponto de a sua falta provocar a obstrução nasal, sem nenhuma outra patologia", clarifica o pneumologista da Clínica de Doenças Respiratórias de Francisco Beltrão, Dr. Redimir Goya.

O médico explica também que estes medicamentos agem nos vasos sanguíneos, inclusive sendo absorvidos e podendo causar danos sistêmicos, e por isso a precaução é ainda maior em pacientes hipertensos e cardiopatas. O tratamento consiste no desmame gradual da droga e o uso de outras substâncias para combater a dependência dos vasoconstrictores nasais.
 
"Para as pessoas que têm obstrução nasal constante, importante é procurar aconselhamento médico para que se possa estabelecer precisamente o seu diagnóstico. Existem casos que, para ocorrer a melhora, deve-se se submeter a tratamento cirúrgico", afirma.
 
Jornal de Beltrão / Guia da Pharmacia

Nenhum comentário:

Postar um comentário