Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 25 de maio de 2015

10 cuidados que se deve ter com lentes de contato

Higienizar bem as mãos e limpar corretamente as lentes são atitudes essenciais para manter a saúde dos olhosO mau uso das lentes, principalmente com relação à falta de higiene, pode provocar infecções e até perda da visão
 
Lentes de contato são a alternativa preferida por muitos em relação aos óculos. “Principalmente em pessoas com graus mais altos, a lente de contato aumenta a qualidade de vida”, conta Helena Maria Costa Oliveira, oftalmologista do H. Olhos – Hospital de Olhos Paulista. Segundo a médica, as lentes aumentam o campo de visão das pessoas, quando comparadas aos óculos, e ajudam na prática de esportes.
 
“A lente de contato é um polímero importante para enxergar, mas bloqueia um pouco a respiração do olho” afirma o oftalmologista Richard Yudi Hida. Para não prejudicar a saúde ocular é necessário ter alguns cuidados. Todas as precauções recomendadas pelos médicos na galeria abaixo, inclusive se consultar com um oftalmologista previamente, devem ser seguidas também no caso de lentes de contato coloridas.
 
Os oftalmologistas dizem que não existe nenhuma contraindicação pré-estabelecida, mas apenas um especialista poderá decidir quem pode ou não passar a usar lentes de contato. “As percepções são analisadas caso a caso: se a pessoa não tem cicatrizes, machucados ou situações clínicas de doença no olho, por exemplo”, explica Richard.
 
O mau uso do acessório pode trazer problemas graves nos olhos. “Desde um machucado simples até uma infecção grave que pode levar à perda da visão”, alerta Richard. Helena também cita conjuntivite e úlcera de córnea que podem ser causadas pela falta de higiene e cuidado com as lentes.
 
Helena explica que quem começa a usar lentes de contato precisa passar por consultas regulares a cada 2 ou 3 meses com um oftalmologista.
 
“Depois da adaptação feita, podemos manter uma frequência semestral ou anual de consultas” diz. Mas qualquer sinal de que algo está errado nos olhos deve ser levado em consideração.
 
“Dor, olhos vermelhos ou falha na visão podem ser indiretamente um sinal de que a adaptação não está boa”, afirma Richard, que recomenda que ao perceber algum desses sintomas, é importante procurar um médico.
 
Veja 10 cuidados que se deve ter com lentes de contato:
 
- Se desejar usar lentes, é necessário consultar um médico e fazer exames oftalmológicos para saber qual o tipo de lente que deve usar.
 
- É essencial higienizar muito bem as mãos sempre que for tirar ou colocar as lentes.
 
- Para a limpeza das lentes, não use soro fisiológico, água ou qualquer outro líquido que não seja a solução especial para lentes de contato recomendada pelo médico.
 
- Respeite o período de utilização e descarte de sua lente.
 
- Higienize periodicamente o estojo em que guarda suas lentes.
 
- Evite coçar muito os olhos quando estiver usando lentes.
 
- Sempre retire as lentes de contato para dormir.
 
- Qualquer queixa, como dor nos olhos, olhos vermelhos ou falhas na visão, procure um oftalmologista.
 
- Não é recomendado entrar em piscina ou mar com lentes de contato, pois a água pode conter microorganismos que deterioram e contaminam as lentes.
 
- Até mesmo a água do banho pode ser fonte de contaminação, portanto é bom evitar tomar banho com as lentes.

iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário