Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 11 de maio de 2015

A importância da vitamina D para gestantes e bebês

Além das grávidas, os bebês também precisam ter os níveis de vitamina D no organismo dentro do recomendado
Além das grávidas, os bebês também precisam ter os níveis
de vitamina D no organismo dentro do recomendado
Substância atua na absorção do cálcio e, em quantidade insatisfatória no organismo, pode acarretar prejuízos para mãe e filho
 
A vitamina D é uma substância que tem como principal função ajudar na absorção do cálcio no intestino. “O cálcio é essencial para quase todas as funções do organismo. Quando não tem cálcio no corpo, ele é retirado dos ossos”, explica Bruno Ferraz, endocrinologista do Hospital das Clínicas.
 
Leandra Steinmetz, endocrinologista pediátrica do Hospital das Clínicas, afirma: “Na gestação e lactação a necessidade da vitamina D é 25% maior”. Ela ainda conta que grande parte do cálcio oferecido ao bebê na gestação é pela absorção intestinal – local onde a vitamina D tem maior atuação. Além disso, a maior quantidade de vitamina D é importante para manter a estrutura óssea e evitar fraturas na mãe durante a gravidez e no período de amamentação.
 
Sol sem barreiras
A principal forma de obter a vitamina D é pela exposição ao sol sem nenhuma barreira, seja ela vidro ou o próprio protetor solar – que bloqueia os raios UVB do sol, responsáveis por ativar a sintetização da vitamina D.
 
Tomar de 10 a 15 minutos de sol sem proteção, entre 10h e 12h, é o recomendado para pessoas brancas para manter níveis adequados de vitamina D no corpo. “Quanto mais escura a pele, maior seria o tempo necessário para produzir a quantidade ideal de vitamina D”, diz Bruno. É bom lembrar, no entanto, que o uso de protetor solar é indispensável para períodos prolongados de exposição ao sol.
 
Além das grávidas, os bebês também precisam ter os níveis de vitamina D no organismo dentro do recomendado. Isso porque apresentam um crescimento acelerado nos dois primeiros anos de vida e a demanda óssea fica intensa nesse período. O leite materno, mesmo que a mãe esteja com os níveis da vitamina D em dia, não possui quantidade suficiente da substância.
 
Diante dessa condição, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda a suplementação de vitamina D para bebês a partir de uma semana de vida, para prevenir o raquitismo – doença que consiste no enfraquecimento dos ossos. A vitamina D também está associada em alguns estudos recentes à prevenção de alergias, asma e diabetes tipo 1 em bebês.
 
É sempre necessário consultar um médico antes de iniciar a suplementação da vitamina em qualquer fase da vida.
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário