Espermatozoide foi criado de célula imatura |
Paris, França. Pesquisadores franceses anunciaram a criação de espermatozoides humanos in vitro a partir de células testiculares “imaturas”, um anúncio que foi recebido com prudência, mas saudado como uma promessa por especialistas.
A Kallistem, uma companhia de biotecnologia com sede em Lyon, anunciou que conseguiu obter, no fim de 2014, “espermatozoides completos in vitro”.
Esses “espermatozoides humanos plenamente formados” foram criados a partir de “biópsias testiculares de pacientes contendo apenas células germinativas imaturas (espermatogônias)”, informou a empresa em um comunicado, chamando a realização de “pioneira no mundo”.
Essa pesquisa, que não foi relatada em qualquer publicação científica e cujos dados precisos não foram tornados públicos, “abre caminho para terapias inovadoras para preservar e restaurar a fertilidade masculina, um problema real na sociedade global, onde observamos há 50 anos uma diminuição de 50% na contagem de esperma”, segundo a companhia.
A Kallistem não pretende publicar o trabalho em uma revista científica antes de 23 de junho por uma questão de patentes, de acordo com o site da revista científica “Sciences et Avenir”, que relatou a informação.
A empresa ainda afirma que “estudos pré-clínicos devem durar até 2016 e os ensaios clínicos devem começar em 2017”. Seu objetivo é comercializar a tecnologia em cinco anos.
O Tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário