Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 29 de junho de 2015

Consultórios médicos chegam a receber 40% mais pacientes no inverno

Foto/Reprodução
O inverno começou no dia 21 de junho e, nessa época do ano, o Brasil registra um aumento na incidência de alergias e gripe, além da agudização de doenças crônicas, como asma e bronquite, por processos infecciosos
 
Durante essa temporada, clínicas e hospitais recebem um alto número de pacientes, principalmente crianças, com problemas respiratórios. Para prevenir os sintomas é preciso que a população esteja atenta a alguns cuidados essenciais.
 
Segundo especialistas, o movimento nos consultórios médicos aumenta cerca de 40% nesses meses e os principais fatores para o desencadeamento de doenças respiratórias estão atrelados às baixas temperaturas. Alberto Chebabo, infectologista e integrante do corpo clínico do Laboratório Bronstein Medicina Diagnóstica, alerta que devemos tomar cuidado com o próprio frio – um irritante natural das vias aéreas –, com a redução da umidade relativa do ar e com as inversões térmicas, responsáveis por maior acúmulo de poluentes na atmosfera.
 
Crianças, adultos e idosos com transtornos crônicos devem se proteger, evitando locais fechados e pouco arejados com grande concentração de pessoas e a utilização de casacos de lã e de cobertores que ficaram guardados no armário por longos períodos. “Nossa saúde pode ser influenciada pelas mudanças de temperatura. Portanto, alguns cuidados, como a vacina contra a gripe, são essenciais para evitar o agravamento de doenças crônicas”, comenta Chebabo.
 
Em boa parte dos casos, o principal sintoma é a crise alérgica, provocada pela reação do organismo quando as pessoas sensíveis a determinadas situações entram em contato com agentes desencadeantes chamados alérgenos. “Portanto, alguns cuidados são essenciais para evitar o desencadeamento de doenças alérgicas”, comenta o infectologista.
 
A asma é caracterizada pela presença de inflamação, hiperresponsividade e obstrução reversível das vias aéreas, tendo como manifestações clínicas principais tosse seca, falta de ar, chiado no peito e dor ou aperto no peito. A rinossinusite alérgica, mais conhecida como rinite, é ocasionada pela exposição aos alérgenos e caracterizada por espirros em salva, tosse, olhos lacrimejantes, coriza, prurido e congestão nasal. Tanto a asma quanto a rinite são doenças com determinação genética e influenciadas por fatores ambientais.
 
A bronquite consiste, em termo mais genérico, na inflamação dos brônquios, podendo ser ocasionada por infecções, agentes irritantes e alergia. No nosso país, a população frequentemente chama de bronquite o que, na verdade, é asma. Da mesma forma, sinusite é a inflamação dos seios da face que apresenta diversos agentes infecciosos desencadeantes.
 
Para a maioria das alergias o tratamento deve ser focado no bom controle ambiental e na terapia farmacológica a ser indicada pelo médico, de acordo com o quadro clínico do paciente. Existe uma relação de descongestionantes nasais que são vendidos sem receita e de pessoas que fazem uso abusivo deles. Chebabo lembra que “estes podem ter efeitos adversos se utilizados sem indicação médica, pois tendem a induzir a um quadro de rinite medicamentosa e agravar outras afecções”.
 
O médico também reforça que, apesar de serem doenças sem cura aparente, elas podem ser controladas, permitindo uma grande melhora da qualidade de vida de seus portadores.
 
Rachel Lopes
Assessoria de Impresna

Nenhum comentário:

Postar um comentário