Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 25 de junho de 2015

Medicamento para artrite se mostra eficaz para tratar vitiligo

Paciente da Escola de Medicina de Yale tem manchas brancas bastante reduzidas em cinco meses de tratamento
 
Rio - Um medicamento originalmente desenvolvido para tratar artrite reumatoide, doença inflamatória que afeta as articulações das mãos e dos pés, é a mais recente esperança para quem sofre de vitiligo. Isso mesmo: o remédio foi capaz de restaurar a cor de uma paciente de 53 anos que tinha manchas brancas cobrindo principalmente o rosto e as mãos. O experimento foi realizado na Escola de Medicina de Yale, nos Estados Unidos, e publicado nesta quarta-feira, dia 24, na revista científica “Jama Dermatology”.
 
Conhecido como a doença que assolou o rei do pop, Michael Jackson, o vitiligo é responsável por tirar a pigmentação da pele. Os tratamentos atuais, com cremes e terapias com luz, não garantem a reversão da doença.
 
Depois de descobrir, no ano passado, que a substância chamada tofacitinib é eficaz no tratamento de perda de cabelo, o professor Brett King começou a investigar se o mesmo citrato era capaz de restaurar os efeitos do vitiligo. Para testar a hipótese, King e Brittany Craiglow, coautora da pesquisa, ministraram a substância por dois meses em uma paciente. Depois desse período, ela obteve uma repigmentação parcial no rosto, nos braços e nas mãos — as áreas em que mais tinha manchas brancas. Cinco meses depois, as partes esbranquiçadas do rosto e das mãos eram quase inexistentes, com apenas algumas manchas restantes em outras áreas do corpo. Outro bom resultado foi que o tofacitinib não causou efeitos colaterais.

Leia também:

Confira as possibilidades de tratamento para quem tem vitiligo

Proteína geneticamente modificada impede progressão do vitiligo

Nova promessa de tratamento eficaz para o vitiligo

Cirurgia contra o vitiligo alcança excelente resultado
 
Os pesquisadores acreditam que a experiência pode representar um avanço no tratamento do vitiligo.
 
— Este pode ser um enorme passo para os pacientes nesta condição. Embora seja apenas um caso, nós antecipamos o sucesso do tratamento dessa paciente com base em nossa compreensão atual da doença e de como essa droga funciona — disse Brett King.
 
O professor de Yale afirmou que mais pesquisas serão necessárias para confirmar a segurança e a eficácia do medicamento.
 
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário