Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 15 de junho de 2015

Microtentáculos robóticos poderão ser usados em cirurgias no futuro

 Micro-tentáculo robótico pode agarrar até pequenos insetos como uma formiga sem danificar seus corpos; para se ter uma ideia do quão minúscolo ele é, a tarja branca representa 0,5 mm  (Foto: Jaeyoun Kim/Iowa State University)
Foto: Jaeyoun Kim/Iowa State University: Microtentáculo
 robótico pode agarrar até pequenos insetos como uma formiga
 sem machucá-la; para se ter uma ideia do quão minúsculo ele é,
a tarja branca representa 0,5 mm
Novos instrumentos podem manipular tecidos frágeis sem danificá-los. No futuro, eles podem ser usados em microcirurgias, segundo cientistas
 
Imagine um robô com um tentáculo tão minúsculo e com movimentos tão precisos a ponto de conseguir agarrar uma formiga sem machucar o inseto. Ou envolver um ovo de peixe sem danificá-lo. Pois cientistas de uma universidade americana desenvolveram uma técnica para produzir esses microtentáculos robóticos que, no futuro, podem ter uma aplicação importante na medicina.
 
O grau de precisão de seu movimento, seu tamanho minúsculo e a delicada força exercida pelos microtentáculos são ideais para a realização de microcirurgias.

Segundo os autores da descoberta, que foi publicada na última quinta-feira (11) na revista "Scientific Reports", uma possibilidade é usá-los em cirurgias minimamente invasivas que acessam o local que deve ser operado por meio dos vasos sanguíneos.
 
Micro-tentáculo agarra um minúsculo ovo de peixe sem danificá-lo (Foto: Jaeyoun Kim/Iowa State University)
Foto: Jaeyoun Kim/Iowa State University - Micro-tentáculo agarra um minúsculo ovo de peixe sem danificá-lo
 
A nova técnica, criada por pesquisadores da Universidade do Estado de Iowa, nos Estados Unidos, permitiu a construção de microtubos longos e finos, altamente deformáveis e capazes de se movimentar em várias direções. 

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário