Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 5 de junho de 2015

SP prorroga campanha de vacinação contra gripe até o dia 12

Foto: G1
A secretaria estadual de Saúde de São Paulo sugeriu aos municípios paulistas que a campanha de vacinação contra gripe seja prorrogada até o dia 12 de junho
 
Pelo calendário do Ministério da Saúde, que concede as vacinas, o prazo para a imunização acaba nesta sexta-feira, 5. Segundo balanço da pasta, apenas 7,5 milhões de pessoas foram vacinadas no Estado. A campanha tem como meta imunizar até 80% do público-alvo, ou seja, 11,8 milhões de pessoas das 14,7 milhões indicadas para receber a vacina. Além de gestantes são considerados público-alvo: bebês e crianças, idosos e pessoas portadoras de doença crônica.

A assessoria da secretaria informou que a decisão de prorrogar a campanha, no entanto, depende de decisões municipais. Segundo a pasta, as cidades têm autonomia para prorrogar ou encerrar a campanha, mas a orientação do órgão estadual é que todos aqueles municípios que não atingiram a meta continuem concedendo a vacina.

"É muito importante que as pessoas não percam esta oportunidade de tomar a vacina antes da chegada do inverno, prevenindo-se contra as complicações decorrentes da gripe, como pneumonias, por exemplo", alertou Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria, em nota.

Entre os grupos indicados para receber a vacina o de maior preocupação, segundo a secretaria, é o do de gestantes. O último levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 03, mostrou que apenas 258,6 mil grávidas foram imunizadas. O objetivo é chegar a 458,2 mil. Ao se vacinar as gestantes também imunizam os bebês até os seis meses de vida, destaca Helena.

Com relação aos idosos com 60 anos ou mais, já foram vacinados 3,5 milhões. A meta é chegar a 4,8 milhões. Já no público infantil, de crianças entre seis meses e menos de cinco anos de idade, 1,5 milhão foi imunizada, e o objetivo é chegar em 2,5 milhões.

A secretaria de Saúde informa ainda que também foi vacinado 1,3 milhão de pacientes diagnosticados com doença crônica, 68,8 mil puérperas (até 45 dias após o parto), 666,2 mil trabalhadores da saúde, 4,9 mil indígenas e outras 101 mil pessoas relacionadas ao sistema prisional. Além de proteger a população contra a gripe A (H1N1), a vacina também protege contra outros dois tipos do vírus influenza: A (H3N2) e B.
 
Estadão Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário