Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 27 de junho de 2015

Zinco: uma nova arma contra a diarréia infantil aguda

Nutriente tem propriedades antioxidantes, fundamental para o sistema imunológico

A diarréia infantil aguda é um grave problema de saúde pública. A doença já é a segunda causa de mortalidade entre crianças abaixo dos cinco anos em todo o mundo, causando 1,5 milhão de óbitos por ano, perdendo apenas para a pneumonia. Em função deste cenário, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) publicaram um relatório, no qual, dentre uma série de medidas, estabelecem algumas metas terapêuticas para o tratamento da diarréia infantil aguda.

“O zinco tem como principal impacto no organismo a redução da frequência e da duração do episódio de evacuações durante os episódios de diarréia em crianças menores de cinco anos. Isto porque, o mineral atua na integridade da mucosa do intestino, impedindo a entrada de microrganismos, bem como, favorecendo na multiplicação e diferenciação das células intestinais, o que é fundamental para a regeneração da mucosa. Além disso, ele influencia na regulação da perda de água nas fezes”, explica a gerente médica da unidade MIP Aché, Dra. Talita Poli Biason.

O zinco influencia mais de 300 enzimas do corpo humano, sendo necessário para o crescimento e desenvolvimento do organismo. O nutriente tem propriedades antioxidantes, é fundamental para o sistema imunológico e importante para a saúde intestinal.

Maxpress Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário