Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 17 de julho de 2015

Estudo mostra que diabetes pode prejudicar o funcionamento do cérebro

Estudo mostra que diabetes pode prejudicar o funcionamento do cérebro Misha Chisens/Stock.Xchng/Divulgação
Foto: Misha Chisens / Stock.Xchng/Divulgaç
Segundo pesquisa, doença interfere na regulação do fluxo sanguíneo cerebral
 
De acordo com um estudo publicado no Neurology, revista científica da Academia Americana de Neurologia, pessoas diagnosticadas com diabetes do tipo 2 podem desenvolver mais problemas de cognição e de habilidades na realização de tarefas com o passar dos anos. A pesquisa, realizada por uma equipe da faculdade de medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, concluiu que a doença interfere na regulação do fluxo sanguíneo do cérebro.
 
— O fluxo normal faz com que o sangue alcance áreas do cérebro responsáveis pelas funções cognitivas — explica Vera Novak, autora do estudo.
 
A experiência envolveu 40 pessoas com idade média de 66 anos, das quais 19 tinham diabetes. Os participantes diagnosticados com a doença foram acompanhados pelos pesquisadores por dois anos e submetidos a testes cognitivos e de memoria, além de exames para observar a quantidade de açúcar no sangue.
 
Após dois anos, as pessoas com diabetes tiveram redução de 65% na habilidade de regulação do fluxo sanguíneo no cérebro, índice associado à baixa pontuação nos testes realizados. Enquanto os pacientes sem diabetes mantiveram o mesmo escore após esse período, aqueles diagnosticados com a doença tiveram uma queda de 12%. Quem teve menor capacidade de regular o fluxo de sangue ainda apresentou mais dificuldades para realizar atividades diárias como tomar banho e cozinhar.
 
— Detectar esses problemas e monitorar a regulação do fluxo sanguíneo no cérebro precocemente pode ser um importante fator para prever mudanças significativas na eficiência da cognição — afirma Vera.
 
Conforme a pesquisadora, deve-se pensar em pesquisas mais longas e com mais participantes para entender melhor a relação entre o funcionamento do cérebro e o fluxo sanguíneo no órgão.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário