Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Amigos podem ajudar a combater a depressão, aponta estudo


 Divulgação/Stock Photo
Pesquisa britânica foi realizada com dois mil adolescentes
 
Os adolescentes correm menos risco de desenvolver depressão ao se relacionar com amigos não deprimidos, e ainda podem ajudá-los a se sentir melhor. É o que revela uma pesquisa britânica.
 
— Ter uma boa rede social pode ser uma forma de combater a depressão — diz Thomas House, um dos autores do estudo publicado na revista Proceedings of the Royal Society B.
 
Os pesquisadores empregaram um modelo matemático para verificar se o estado de ânimo de cerca de dois mil adolescentes americanos poderia ser contagioso.
 
O estudo não encontrou sinais de contágio e revelou, por outro lado, que a presença de amigos equilibrados pode reduzir a probabilidade de se desenvolver depressão e duplicar as chances de cura do deprimido no prazo de seis a doze meses.
 
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 350 milhões de pessoas no planeta sofrem de depressão.
 
— Na sociedade, quando alentamos a amizade entre os adolescentes aumentamos as possibilidades de ter mais amigos equilibrados e um efeito protetor. Isto permite reduzir a preponderância da depressão — destaca House.
 
Os cientistas afirmam ainda que conseguiram demonstrar que o efeito benéfico não está relacionado com a propensão natural da pessoa de fazer amizade com alguém parecido.

*AFP / Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário