Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 4 de agosto de 2015

Consumo excessivo de medicamentos afeta a saúde bucal

consumo medicamento 31077Grande parte dessas drogas tem efeitos colaterais que podem afetar essa região

À medida que as pessoas envelhecem, aumenta o número de medicamentos ingeridos diariamente. Quando a idade avança, maiores são as chances de adoecer, novas doenças são descobertas, e isto, faz com que o consumo de medicamentos aumente proporcionalmente entre os indivíduos nas diferentes idades.

Grande parte dessas drogas manifestam efeitos colaterais que podem afetar a saúde bucal. Um dos exemplos mais comuns é a xerostomia (secura da boca), associada a diferentes classes de medicamentos.

O cirurgião dentista da Clínica SM Oral Care, Dr.Luís Marcelo Sêneda, alerta: “a secura da boca favorece alterações das funções fonéticas e de deglutição, bem como processos inflamatórios da mucosa bucal e facilita a instalação de infecções oportunistas”. Além disso, é sinal de que algo no organismo não funciona bem e precisa ser corrigido.

A produção de saliva é importante para a prevenção de cárie, do mau hálito e para a limpeza da cavidade oral, entre outras. Se a secura na boca for um problema crônico, a prevenção bucal é o melhor caminho. Segundo Luís Marcelo, a prevenção deve ser considerada sempre quando pensamos em saúde.
 
Revista Incorporativa / Guia da Pharmacia

Nenhum comentário:

Postar um comentário