Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Pensão por morte e salário-maternidade podem ser pedidos pela internet

Pedido online pode levar à concessão do benefício em até dois dias, enquanto nas agências agendamento é só para dezembro
 
Quem quiser fugira das filas em agências do INSS para dar entrada no salário-maternidade ou na pensão por morte conta com um grande aliado: a internet.
 
A opção de fazer o requerimento online pode levar à concessão do benefício em até dois dias e contar com o dinheiro na conta já no mês seguinte ao pedido. Por outro lado, quem prefere dar entrada nas agências só consegue agendamento para dezembro.
 
Os serviços já são disponibilizados na internet, no site do INSS, mas ainda são pouco procurados.
 
Nos últimos três meses, no município do Rio de Janeiro, foram requeridos apenas 253 pensões por morte e salários-maternidade online. Este número não representa nem 9% dos 2.923 agendamentos deste tipo que aguardam atendimento hoje.
 
Com a divulgação da alternativa, o INSS espera desafogar as agências da Previdência que estão lotadas por conta dos atendimentos que deixaram de ser feitos com a greve. Dos 21.239 agendamentos na fila, 27,31% se referem a pedidos de salário maternidade e pensão por morte.
 
Segundo Flavio Souza, gerente-executivo da Gerência Centro, quem estiver na espera de ser atendido para receber o salário maternidade já pode fazer o pedido online e cancelar o agendamento na agência.
 
“Já no caso de pensão por morte, o segurado que já tenha agendado atendimento não deve cancelar o agendamento para que os efeitos financeiros sejam mantidos desde a data do requerimento”, orienta, acrescentando que o requerimento online para este benefício vale à pena somente para quem ainda não agendou o pedido.
 
De acordo com o Instituto, depois de fazer o requerimento online, o interessado deverá imprimir o formulário preenchido no site e encaminhar pelos Correios para a agência escolhida, com cópias autenticadas de todos os documentos exigidos. “Solicitamos que seja informado o telefone de contato, para em casos de inconsistências de informação ou dúvida entrarmos em contato”, diz Flavio.
 
Quem não quiser remeter pelos Correios poderá entregar os documentos nas agências da Previdência, sem a necessidade de fazer agendamento ou autenticação em cartório, desde que apresente os documentos originais.
 
Veja como fazer os requerimentos online
As mulheres que quiserem dar entrada no salário-maternidade pela internet devem entrar no site www.inss.gov.br e clicar no ícone ‘Todos os serviços’, à esquerda da página, e depois em ‘Salário-maternidade’, que está listado na sessão ‘Outros benefícios previdenciários’. Ela será direcionada a uma outra página, onde deverá clicar no ícone ‘Pedir pela internet’ e então em ‘preencher requerimento’. O formulário preenchido deverá ser impresso e entregue nos Correios, com cópias autenticadas dos documentos exigidos, ou nas agências.
 
Já aqueles que forem requerer a pensão por morte só poderão fazer o pedido online se tiverem como instituidor segurados que já estavam recebendo benefícios, como aposentadoria ou auxílio-doença. O requerente deverá fazer o mesmo caminho, mas em vez de ‘Salário-maternidade’, terá que clicar em ‘Pensão por morte’, na sessão ‘Outros benefícios previdenciários’. O formulário deverá ser preenchido com dados do segurado morto e do requerente. O próximo passo é a impressão do formulário e a entrega nos Correios ou agências.
 
O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário