Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Sistema automatizado reduz pela metade erros de medicação

Um sistema automatizado de hospital, que rastreava administração de medicação, reduziu para mais da metade os erros de medicação, de acordo com um estudo publicado no European Journal of Hospital Pharmacy

Os pesquisadores introduziram um sistema automatizado de medicação (AMS, na sigla em inglês) em um hospital dinamarquês, na ala de hematologia. A equipe de farmacologia checou o sistema que automaticamente dispensou medicação pré-embalada para cada paciente e ainda incorporou um código de barras para a verificação na cabeceira das camas nos leitos.

Usando o sistema automatizado de medicação por um período de mais de três semanas e rastreando 700 doses, a ala presenciou erros na administração de medicamentos caírem para 0,17 por dose, uma diminuição de 0,18. O risco de erro baixou 57% quando se comparou a ala onde o sistema era utilizado e uma ala onde nenhum sistema do tipo foi utilizado.

Segundo os pesquisadores, o sistema automatizado de medicação reduziu a taxa de erros no processo de administração de medicamentos e melhorou a segurança do paciente no processo de medicação.

Erros de medicação são uma enorme barreira para a segurança do paciente na indústria da Saúde, um estudo publicado em Outubro mostrou que eles ocorrem em metade dos procedimentos cirúrgicos e, além disso, um em cada três erros causam danos enquanto os outros podem potencialmente levar à efeitos adversos.

Como os resultados e a relação médico-paciente vêm se tornando cada vez mais importantes na área da saúde, farmacêuticos estão cada vez mais assumindo um papel maior na saúde na esperança de reduzir tais erros.

*Com informações de FierceHealthcare, em 17/12/2015.

Saúde Business

Nenhum comentário:

Postar um comentário