Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Comissão de HIV/Aids do Mercosul lança revista eletrônica


A Comissão Intergovernamental de HIV/Aids no Mercosul (CIHIV Mercosul) lança na web a revista Aids/HIV no Mercosul, uma iniciativa dos países membros do bloco para compartilhar informações sobre suas epidemias nacionais, divulgar avanços, aprendizados e desafios

Também é um novo espaço de diálogo para que cooperações técnicas sejam sugeridas e pactuadas. As fronteiras do bloco são áreas de livre circulação para os cidadãos, e, por isso, é preciso discutir iniciativas inovadoras de um lado que possam ser bem-vindas do outro. A proposta da revista surgiu a partir da experiência do Boletim Epidemiológico Mercosul. O Boletim se dispunha a apresentar vários dados no intuito de comparar as epidemias dos países - tarefa nem sempre fácil, pois vários conceitos que subsidiam os sistemas de informação não convergiam.

A revista tem uma abordagem mais aberta, permitindo uma apresentação dinâmica das respostas dos países ao HIV, com o uso de gráficos, tabelas e fotos, na versão PDF interativo, em português e espanhol. Para navegar, use as setas e demais controles no campo inferior de cada página da publicação.

Clique e conheça a revista: http://www.aids.gov.br/publicacao/2015/aidshiv-no-mercosul

A revista compartilha informações que geralmente ficam restritas a um pequeno grupo de técnicos. O Brasil se propôs a apoiar esta primeira edição com a elaboração do leiaute e a consolidação dos conteúdos remetidos pelos países. As próximas edições serão produzidas pelos países que estiverem à frente da Comissão Intergovernamental de HIV/Aids (CIHIV). Nas reuniões da Comissão, o grupo pode reavaliar o formato, o conteúdo e as expectativas em torno da iniciativa.

Na reunião do primeiro semestre de 2015, as delegações presentes definiram os tópicos que seriam contemplados, a depender da disponibilidade de cada país em enviar os conteúdos: retrato da epidemia, as metas 90/90/90 de cada país, suas experiências bem-sucedidas, entrevistas com lideranças da área e mais informações sobre a resposta de cada nação. O objetivo da publicação é se tornar um material útil e ilustrativo sobre o caminhar da epidemia na região.

Uma das conquistas recentes do trabalho conjunto foi o compromisso assumido pelos Ministros da Saúde do Mercosul em Buenos Aires, em novembro de 2014, para o alcance das metas 90-90-90 até 2020. A Revista Aids/HIV no Mercosul deseja envolver todos os atores para que trabalhem de forma cada vez mais articulada nessa direção.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

Nenhum comentário:

Postar um comentário