Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 3 de abril de 2018

Estão abertas as inscrições para cursos sobre o uso de Tecnologias Assistivas

cursoonlineDividido em quatro ofertas independentes, com carga horária de 30 horas cada, a qualificação aborda o emprego das tecnologias para habilitação e reabilitação

Profissionais de saúde e demais interessados em ampliar os seus conhecimentos no emprego das tecnologias para habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência, já podem se inscrever nas quatro novas ofertas do Curso de Qualificação para Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas. A capacitação é autoinstrucional e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até o dia 30 de junho, pelo link.

Da bengala de madeira à prótese de titânio sob medida. Do aparelho auditivo ao implante coclear. Do braile aos softwares e aplicativos de última geração. Tecnologia Assistiva (TA) é todo recurso - equipamento, serviço, estratégia ou prática - concebido para melhorar a funcionalidade da pessoa com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida, promovendo autonomia e inclusão social, nas mais diversas áreas de necessidade pessoal (comunicação, alimentação, transporte, educação, lazer, esporte, trabalho, elementos arquitetônicos e outras).

O curso de qualificação é dividido em quatro ofertas independentes, com carga horária de 30 horas cada, que tratam dos seguintes temas: Direitos das pessoas com deficiência e habilidade física e motora; Direitos das pessoas com deficiência e visão; Direitos das pessoas com deficiência e audição e Direitos das pessoas com deficiência e ampliação da comunicação.

Além de apresentar uma discussão inicial sobre os direitos das pessoas com deficiência, os cursos são contextualizados através de casos clínicos que irão ajudar o aluno a entender situações comuns relativas ao tratamento dessa população, como: as adaptações de pacientes que colocam próteses; exercícios que podem ser feitos com cadeirantes; ações de prevenção para que não tenha sequelas em função da deficiência e o acompanhamento do paciente, para que consiga se adaptar às tecnologias utilizadas no tratamento.

Produzidos e oferecidos pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerais (Nescon/UFMG) em parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGETS/MS), Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) e Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), os cursos fazem parte das ações estratégicas do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite, criado pelo Governo Federal, em 2011, para promover o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência.

Ascom SE/UNA-SUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário