Com exame francês, será possível confirmar em 2 horas a presença de KPC
Um novo teste de DNA que chegou ao Brasil pode agilizar a identificação dos casos de infecção por bactérias com o gene KPC, que as torna resistentes à maioria dos antibióticos. Embora as chamadas superbactérias venham sendo detectadas no país desde 2008, passaram a se tornar um problema de saúde pública em outubro do ano passado, quando os surtos começaram a se disseminar por pelo menos dez estados.
Testes convencionais levam cerca de três dias para ficar prontos e não determinam com precisão qual é o mecanismo que torna a bactéria resistente aos antibióticos. Já o EasyQ KPC, um exame de DNA fabricado pela empresa francesa bioMérieux e lançado em outros 40 países, possibilita confirmar em cerca de duas horas a presença do gene KPC, responsável pela produção da enzima carbapenemase, que degrada diversos antibióticos.
"Quanto antes se detecta a presença do KPC, mais rápido se toma medidas para evitar a disseminação das bactérias e o aparecimento de novos surtos, com o isolamento dos pacientes", explica o farmacêutico Marcelo Pilonetto, diretor-geral do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen-PR). A entidade é a primeira do país a adotar o novo teste.
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/brasil-adquire-novo-teste-para-identificar-superbacteria
Nenhum comentário:
Postar um comentário