Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 7 de maio de 2011

Saúde e Fiesp discutem desonerar equipamentos médicos

por Saúde Business Web

06/05/2011

Em reunião com Paulo Skaf, secretário Giovanni Cerri sinalizou disposição para negociar incentivos que atendam ao governo e à indústria

A Fiesp e a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo anunciaram na última terça-feira (03) uma agenda comum que discutirá, entre outros temas, a desoneração tributária para os fabricantes nacionais de equipamentos médicos. O pleito da indústria é que haja isonomia com relação à produção importada.

Durante reunião-almoço com Paulo Skaf e dirigentes da Fiesp, o secretário Giovanni Cerri sinalizou disposição do governo em alinhar com a entidade uma proposta de incentivos para a produção nacional, em conjunto com a Fazenda estadual.

Segundo Cerri, a intenção é encontrar uma fórmula que possa atender aos interesses dos dois lados. O governo paulista aprovou recentemente um decreto que transforma o ICMS de equipamentos eletromédicos importados em serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo uma contrapartida social, que é o acesso da população à alta tecnologia em diagnósticos por imagem. O secretário da Saúde disse que o governo poderia estudar a adoção de incentivos semelhantes à indústria brasileira.

Para o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, existe hoje uma competição desleal no setor. "Temos capacidade de competir, desde que com as mesmas condições. Isso significa maior competitividade para a nossa indústria. E se conseguimos preços melhores, significa também atender melhor a população", avaliou Skaf, em comunicado.

Segundo o Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde (Comsaúde) da Fiesp, o estado de São Paulo detém hoje 51% do fornecimento nacional de equipamentos médicos - índice que já foi de 74%. De acordo com o coordenador do Comsaúde/Fiesp, Ruy Baumer, o País está perdendo a representatividade. Baumer afirmou que nenhuma grande indústria do setor se instalou aqui nos últimos cinco anos.

Para dar seguimento à discussão iniciada nesta terça-feira, Paulo Skaf e o secretário Giovanni Cerri anunciaram um acordo para formação de grupos de trabalho que debaterão os temas prioritários da agenda, a exemplo das parcerias que a Fiesp firmou em abril com Ministério da Saúde e Secretaria da Fazenda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário