Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 28 de agosto de 2011

Como evitar gases

Eles causam desconforto e dor abdominal, além de gerar constrangimento social. Alimentação ajuda a minimizar o problema

Má digestão, dietas muito restritivas, consumo excessivo de açúcares, produtos fermentados (como pães, cerveja e vinagre) e, em alguns casos, reação à ingestão de produtos com glúten ou leite são as principais causas dos gases. O problema pode gerar desconforto abdominal e até constrangimento social.

“Alimentos feitos com a farinha refinada (como pão branco e massas), que fornecem um carboidrato suscetível a fermentação, também podem produzir gases”, diz a nutricionista Paula Gandin, de São Paulo.

Segundo a nutricionista Viviane Pereira, da rede Mundo Verde, quando os alimentos não são digeridos corretamente, chegam inteiros ao intestino e são fermentados pelas bactérias intestinais, levando ao desconforto.

“Para evitar a flatulência, evite tomar líquidos durante as refeições, procure se alimentar em lugares tranquilos, várias vezes ao longo do dia e em pequenas quantidades e mastigue bem a comida para facilitar o processo digestivo”, diz Viviane. Para melhorar a digestão e reduzir os gases, ela sugere usar chá de hortelã antes das refeições.

Um diário alimentar também é indicado para ajudar a identificar quais produtos e em quais situações estão aparecendo os gases. Daí é possível diminuir ou mesmo eliminar o causador. O bom funcionamento do intestino também é importante para evitar flatulência.

“A dieta deve ser rica em fibras, com cereais integrais, frutas, legumes e verduras. Associados ao consumo adequado de água, elas auxiliam o processo. Tomar diariamente cápsulas de probióticos, que são bactérias benéficas a saúde intestinal, é outra forma de melhorar o quadro,” finaliza Viviane.

Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário