Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Células ricas em gordura podem reverter calvície, diz estudo

Células da pele ricas em gordura podem ser uma fonte das substâncias necessárias para fazer o cabelo crescer, afirmam cientistas norte-americanos.

Experimentos realizados em camundongos, publicados na revista científica "Cell", indicam que as células-tronco do pelo dos animais são controladas pela gordura.

Ao injetar um tipo específico da célula de gordura, ocorreu um estímulo do crescimento de pelos nas cobaias que tinham dificuldade de fazê-los crescer.
BBC
Teste com cobaias, ainda não aplicado em humanos, indica que a célula de gordura interfere em células-tronco do cabelo
Teste com cobaias, ainda não aplicado em humanos, indica que a célula de gordura interfere em células-tronco do cabelo
A equipe, da Universidade Yale (EUA), afirma ser possível usar a descoberta para tratamentos de reversão da calvície humana.

FOLÍCULOS
Os cientistas dizem que houve um aumento de quatro vezes no número de células de gordura precursoras no tecido que fica em volta do folículo quando ele começou a crescer.

Primeiro os pesquisadores observaram camundongos que não conseguiam produzir essas células. Neles, os folículos permaneceram em um estágio inerte do ciclo de crescimento de pelos.

Os cientistas então injetaram células ricas em gordura em camundongos sadios e, duas semanas depois, os folículos começaram a crescer.

O estudo mostra que as células precursoras estavam produzindo uma substância química --um fator de crescimento derivado das plaquetas do sangue-- cem vezes mais do que as células em sua volta.

Ao injetar o fator de crescimento na pele dos camundongos com problemas, o processo de crescimento foi iniciado em 86% dos folículos.

OUTRAS SUBSTÂNCIAS
A equipe continua suas pesquisas para identificar outras substâncias químicas que possam estar envolvidas no processo.

No entanto, ainda não se sabe se os mesmos processos químicos ocorrem com os seres humanos.

Estudos anteriores realizados com homens mostram que as partes calvas do couro cabeludo têm o mesmo número de células-tronco que as áreas com cabelo.

"Se nós conseguirmos fazer essas células de gordura da pele 'conversar' com as células-tronco inertes na base dos folículos do cabelo, podemos fazer com que o cabelo volte a crescer", diz a professora Valerie Horsley, de Yale.

O estudo indica que as células ricas em gordura podem ter outras funções envolvendo células-tronco, tais como a formação de tumores ou a cura de ferimentos.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário