Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 12 de novembro de 2011

Um sachê de tempero pronto tem 70% do sódio máximo para o dia

Temperos naturais são mais saudáveis
 do que os temperos prontos
Pesquisa avaliou as principais marcas do mercado. Excesso da substância eleva risco cardíaco

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) avaliou a quantidade de sódio – um dos nutrientes mais associados à hipertensão – existente nos principais temperos prontos disponíveis no mercado.

Foram testadas as 10 principais marcas (de alho, sal e caldos de galinha) e a constatação dos pesquisadores é que em três delas, em um único sachê, há concentração de 70% do sódio recomendado para ser consumido em todo dia.

Pelos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), seguidos pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, o ideal para não comprometer a saúde do coração e da circulação é de 2.400 mg/dia.

“No caso dos temperos de sal e alho, Kitano, Sabor a Mi e Arisco ficam na faixa dos 70% da quantidade diária de sódio recomendada. O menos prejudicial é o Knorr Tok (32%)”, informou material de divulgação da Proteste.

“Entre os caldos de galinha, o Kitano é o que contém mais sódio (54% da quantidade diária recomendada), seguido por Jurema (48%) e Arisco e Sazon (47% cada)”, acrescentou a entidade. Os com menos sódio são Goodlight e Etti (37% cada). Já entre os temperos para aves, peixes e arroz, o Maggi Fondor (também indicado para temperar legumes e saladas) foi o que se saiu pior (55% da dose diária) e o Kitano, melhor (25%).

Além do sódio, estes temperos também contêm grande quantidade de gorduras trans, uma das inimigas do coração. A indicação dos especialistas é buscar os temperos naturais que, além de gosto na comida, também têm potencial terapêutico.

Um outro alerta da entidade é: a alta dosagem de sódio em uma porção de tempero industrializada é potencializada pela concentração também excessiva deste nutriente em outros produtos que estão mais presentes no cardápio do brasileiro. Uma pesquisa feita pelo IBGE, por exemplo, alertou que o arroz e feijão perderam espaço para os embutidos e salgadinhos – duas comidas cheias de sódio. Um outro estudo evidenciou que enquanto faltam fibras e cálcio na dieta do Brasil, sobram sal e açúcares.

Para ajudar a conciliar temperos naturais e alimentos, as nutricionistas colaboradoras da Proteste orientam os consumidores:

Para o queijo: Utilize Cebolinha, alho, manjericão, manjerona, orégano, salsa, sálvia, tomilho.

As opções são: Anis, canela, coentro, cravo-da-índia, gengibre, hortelã, cebolinha, estragão, manjericão, manjerona, hortelã, salsa, pimenta, tomilho.

Utilize alho, salsa, pimenta.

As opções são Coentro, cominho, alho, gengibre, pimenta, sálvia, tomilho.

Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário