Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O papel da dieta na saúde bucal

Mudar seus hábitos alimentares pode ajudar a reduzir o risco de cárie dentária. A edição de dezembro de 2010 do Journal of the American Dental Association lembra aos pacientes que ter uma dieta balanceada é importante para manter um sorriso saudável.

A cárie é causada pela placa – um fino filme de bactérias que recobre os dentes. Depois que você come ou bebe, a placa bacteriana digere os açúcares e produz ácidos que enfraquecem o esmalte dentário. Quanto mais você consome alimentos e bebidas que contêm açúcar, maior é o risco de desenvolver placa e acabar formando cárie. A melhor maneira de proteger seus dentes contra a placa é ficar de olho na quantidade de açúcar da sua dieta.

Praticamente todos os alimentos, incluindo leite e vegetais, têm algum tipo de açúcar, porém, para controlar a quantidade de açúcar que você consome, leia os rótulos e escolha os alimentos e bebidas que contêm pouca adição de açúcar. A adição de açúcar é frequente em refrigerantes, balas, biscoitos e doces.

Para contrabalançar, é importante escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia e limpar entre os dentes com fio dental. Quando a placa se forma, ela pode fazer as gengivas sangrarem ou incharem – o que, se não tratado, pode levar à doença gengival e perda dental.

Se em sua dieta faltarem alguns nutrientes, poderá ser mais difícil para os tecidos da boca resistirem à infecção. Embora a má nutrição não cause a doença gengival (periodontal) de maneira direta, muitos pesquisadores acreditam que a doença progrida mais rapidamente e possa ser mais severa em pessoas com dieta pobre em nutrientes.

Fonte colgate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário