Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Cuide da sua voz

Rouquidão é um problema comum que pode atrapalhar as férias de verão

Só quem perde sabe o valor que a voz tem. E em temporadas de verão ela costuma “sumir” com mais freqüência. Esse nstrumento essencial para a comunicação, o que inclui flerte, namoro, bate-papo com os amigos e a deliciosa “conversa jogada fora”, costuma ser esquecido dos cuidados com a saúde. O resultado: quando menos se espera, a rouquidão toma conta da garganta e deixa sem palavras quem esperava curtir plenamente as férias de janeiro e fevereiro.

Algumas características fazem com que o verão seja propício para o sumiço da voz. Além dos compromissos que obrigam a falar mais alto, como shows, micaretas, festas e baladas serem mais freqüentes, as mudanças bruscas de temperatura – típicas da alternância entre ar condicionado e sol a pino – também favorecem a rouquidão. Outro vilão são os agentes infecciosos, mais presentes no ar em épocas quentes e transmitidos em ambientes com aglomeração de pessoas.

A dica para não comprometer as cordas vocais na temporada não fica restrita ao simples “não gritar”. Segundo a Associação Brasileira de Laringologia e Voz, a alimentação também é importante. Frituras não são nada indicadas, mas o chocolate é o que mais ameaça a voz (a mistura de ingredientes prejudica as cordas vocais). Dormir bem também ajuda e, caso o problema apareça, use e abuse do chá de hortelã, para aliviar os sitomas desagradáveis.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário