Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 31 de março de 2012

Anorexia masculina é problema cada vez mais comum

Apesar de mais conhecida pelo público em geral como um problema praticamente exclusivo das mulheres, a anorexia nervosa – transtorno alimentar no qual a pessoa desenvolve um grande medo de engordar – atinge também os homens.

O transtorno, que vem ganhando espaço cada vez maior na mídia e que atinge um número crescente de pessoas, é causado por diversos fatores (componentes genéticos, biológicos, psicológicos, socioculturais e familiares). Nos homens, um dos componentes evidenciados é associado à obesidade na infância.

“Normalmente os homens que desenvolvem esse transtorno tiveram algum problema com ganho de peso excessivo na infância e o medo de voltar a engordar é determinante para o aparecimento dos problemas” diz Raphael Cangelli Filho, psicólogo clínico, membro da equipe do Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares (Ambulim) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em São Paulo.

Para Cangelli Filho a divulgação do problema e as informações disponíveis sobre como identificá-lo surtiu um efeito também no público masculino, e cada vez mais homens começaram a procurar ajuda. A procura foi tão expressiva que em 2007 o Ambulim montou um programa de atendimento específico para esse perfil de pacientes, o primeiro do tipo no Brasil. Para o especialista, o contato com um modelo de beleza que vem sendo maciçamente estampado na publicidade contribui bastante para levar jovens a desenvolver o problema. “Esses transtornos se desenvolvem especialmente no início da adolescência, uma fase também ligada ao desenvolvimento da sexualidade”, afirma Cangelli. Mas isso não impede que o problema se desenvolva em outras faixas etárias: o Ambulim atende pacientes dos 18 aos 35 anos.

Outra grande diferença evidenciada nos atendimentos do Ambulim é quanto à questão da distorção da imagem corporal, alarmante especialmente entre as mulheres (que chegam a níveis esqueléticos de massa corporal) e muitas vezes associada a um estilo de vida, por parte das pacientes. “Entre os homens essa distorção é menor, mas nos dois casos a resistência em se perceberem doentes é grande”, diz Cangelli. Normalmente os pacientes são encaminhados após muita insistência da família ou por sugestão de profissionais médicos que identificam o problema.

O problema da anorexia masculina é tão recente que até a literatura a respeito do tema é escassa e muitas vezes bastante díspare. “Um dos fatores ligados a esse tipo de transtorno, nos homens, é a relação conflituosa com os pais. Mas nos trabalhos sobre o tema na literatura médica, muitos indicam o homossexualismo como algo latente nesses pacientes. No Ambulim, a partir do acompanhamento desses indivíduos, não identificamos esse fator, ou seja, as informações disponíveis ainda estão propensas a erros diversos de interpretação”, observa Cangelli.

Outro problema que também pode se associar a esse transtorno alimentar, entre os homens, é a vigorexia. Nesse tipo de transtorno a preocupação exagerada com o físico é levada a extremos e pode acobertar comportamentos anoréxicos, como a adoção de alimentação restritiva (através da substituição ou exagero no consumo de carboidratos e proteínas na forma de suplementos alimentares).

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário