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sexta-feira, 9 de março de 2012

Casa de Saúde São José implanta avaliação de desempenho por competências

Entre as competências avaliadas estão as organizacionais: foco em resultados, comunicação, foco no cliente, comprometimento, flexibilidade, criatividade e conhecimentos técnicos

Casa de Saúde São José, localizada no Rio de Janeiro, implanta Avaliação de Desempenho por Competências como ferramenta de gestão dos colaboradores. A avaliação tem como principal objetivo desenvolver o funcionário através de uma resposta sobre o seu desempenho na função.

O modelo avalia as competências do profissional no exercício da função, já que cada empresa exige aptidões específicas e determinantes para o bom desenvolvimento de seus processos. Entre as competências avaliadas pela CSSJ estão as organizacionais: foco em resultados, comunicação, foco no cliente, comprometimento, flexibilidade, criatividade e conhecimentos técnicos.

A avaliação do período de 2011 começou em janeiro de 2012 e terminará no dia 20 de março. Até lá, é necessário que todas as três etapas (autoavaliação, avaliação do gestor e consenso) sejam cumpridas. Realizada virtualmente, através de qualquer computador com acesso à Internet, a avaliação é destinada aos colaboradores que trabalham há pelo menos seis meses na instituição e que exerçam a mesma função há três meses.

“O processo de feedback deve ser realizado durante todo o ano, mas é no momento da avaliação de desempenho que o gestor elabora um plano de ação, visando fortalecer os pontos fortes do colaborador e apresentar possibilidades de melhorias em sua performance”, destaca, em comunicado, a consultora de RH da CSSJ, Gláucia Mendes.

Assim como os demais colaboradores, gerentes e diretoria também são avaliados. Os gerentes, pela diretoria, e os diretor executivo, pela Superintendência da ACSC. Nestes casos, e para os demais cargos de liderança (coordenadores, supervisores e profissionais que lideram equipes), além das competências organizacionais, são avaliadas as competências gerenciais: visão sistêmica, planejamento, empreendedorismo e liderança.

“Avaliar as competências auxilia no desenvolvimento dos funcionários de maneira sistemática e estratégica, identificando habilidades, talentos e comportamentos importantes para a empresa. Tudo isso, em uma única linguagem, comum aos líderes. No momento de uma promoção ou desligamento, a avaliação é um dos instrumentos utilizados para auxiliar na tomada de decisão”, explica.

Fonte SaudeWeb

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