Casa de Saúde Santa Marcelina, Núcleo de Hematologia e Oncologia e UPA de Imbiribeira são alguns exemplos de estabelecimentos que alcançaram o selo
O Manual Brasileiro de Acreditação da ONA – Organização Nacional de Acreditação, para a certificação dos serviços de ambulatório e/ou pronto atendimento, teve sua primeira edição lançada em 2006 e hoje está em sua segunda revisão.
De acordo com a instituição, foram concedidos para este tipo de organização cerca de 60 certificados nesse período. Atualmente, 40 certificações estão válidas. A Rede Santa Marcelina, com 13 Unidades Básicas de Saúde Acreditados; o Núcleo de Hematologia e Transplante de Medula Óssea e a Unidade de Pronto Atendimento Imbiribeira são alguns exemplos das instituições que atuam nessas áreas e que contam com a acreditação ONA.
A Casa de Saúde Santa Marcelina, de São Paulo, fez a opção de implantar a Gestão da Qualidade como o caminho mais adequado na definição de processos assistenciais. Essa opção contempla a visão da instituição, que tem a meta de reconhecido pela excelência na Atenção Primária à Saúde (APS).
Em Cidade Tiradentes, a rede conta com treze Unidades de Saúde que foram acreditadas entre 2010 e 2011, com todos os processos de trabalho (gerenciais, primário e apoio) mapeados; foi executado também o mapeamento médio de 52 processos por unidade de saúde, com um total de 95% dos colaboradores sensibilizados e capacitados para o processo de qualidade na instituição Santa Marcelina.
Segundo a instituição, com esse mapeamento foi possível melhorar a qualidade na assistência eliminando situações de retrabalho, tornando mais claras as operações,
Núcleo de Hematologia e Oncologia
Certificado no nível 2 em fevereiro de 2010 e recém alcançado o nível de Excelência, o Núcleo de Hematologia e Oncologia de Minas Gerais foi criado em 1997 com o objetivo oferecer um tratamento diferenciado na atenção médica aos pacientes com doenças hematológicas e oncológicas, propiciando também a alternativa de transplante de medula óssea para pacientes particulares e do sistema de saúde suplementar.
Para isso, desde o início do processo de Acreditação ONA, seu corpo clínico passou de 20 médicos em 2009 para 26 em 2011, o que significa um aumento de 30%. Houve também um aumento de 41% no quadro funcional; crescimento de 62% na receita e ampliação de 50% dos leitos em função do aumento da demanda em 40%.
De acordo com a responsável pela área administrativa do Núcleo, Wanda Roenick, houve 67 ações de melhorias implantadas em 2010 e 79 em 2011, o que resultou na média de 96,38% na pesquisa de satisfação de cliente externo em 2011 e de 95,21% entre clientes internos, contra a porcentagem de 75,04% na pesquisa anterior.
O processo de acreditação incluiu também a implantação do sistema de gestão de riscos, que resultou em diversas melhorias voltadas para segurança do paciente, entre elas o dispositivo móvel para checagem da medicação através do código de barras e processo diferenciado de etiquetagem de medicamentos perigosos.
UPA de Imbiribeira
A Unidade de Pronto Atendimento Maria Esther Souto de Carvalho, IPAS-UPA da Imbiribeira é gerida pelo IPAS- Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde. Inaugurada em 26 de março de 2010 e possui a certificação de qualidade ONA nível 02. Seu atendimento é de 500 pacientes, 24 horas por dia, focado nas especialidades de Clinica Médica, Pediatria e Ortopedia, além de exames laboratoriais, raios-X e Eletrocardiograma para apoio aos diagnósticos.
Segundo a coordenadora gerral dessa UPA, a instituição adotou a prioridade de atendimento pela gravidade do paciente, onde o tempo de atendimento é todo mapeado através de indicadores de desempenho do processo. A Unidade opera com prontuário eletrônico 100% implantado. Com estas melhorias a UPA Imbiribeira conseguiu atender 153.556 pacientes, apenas em 2011, sendo 80.787 na especialidade clinica médica, 42.888 na ortopedia e 29.131 na pediatria. Em 2010, o total de atendimento foi de 120.891 de pacientes.
Fonte SaudeWeb
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