Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 8 de julho de 2012

Dois terços dos adultos recorrem ao álcool para relaxar após um dia estressante

60% culpa o trabalho pelos altos níveis de estresse, enquanto a metade responsabiliza as preocupações financeiras

A maioria dos adultos admitem que recorrem ao álcool para relaxar após um dia estressante de trabalho. É o que aponta pesquisa realizada pela Drinkaware, no Reino Unido, que reúne evidências de que dois terços das pessoas entre 30 e 45 anos utilizam bebidas alcoólicas como forma de buscar alívio para a pressão do dia-a-dia.

Resultados mostram que um em cada cinco homens e cerca de uma em cada seis mulheres bebe todos, ou em quase todos os dias da semana. Cerca de 40% das mulheres e 33% dos homens relataram estar consumindo álcool acima dos limites diários indicados pelo governo britânico, que corresponde, por exemplo, de 250ml a 333ml de vinho para homens e de 175ml a 262ml da mesma bebida para mulheres (uma garrafa de vinho usualmente tem 750 ml).

Quase metade das 2 mil pessoas interrogadas no estudo (44%) disseram que eram mais propensas a beberem após um dia estressante de trabalho e mais de um terço (37%) relataram que pensam em ingerir álcool quando estão à caminho de casa.

A maioria dos entrevistados (60%) culpa o trabalho por seus altos níveis de estresse, enquanto metade responsabiliza as preocupações financeiras e mais de um terço (36%) diz ter o estresse causado pela vida familiar.

"O álcool pode ser um 'falso amigo' quando você está tentando lidar com o estresse", alerta o diretor de campanhas e comunicação da Drinkware Siobhan McCann. "Mesmo que pareça que algumas bebidas aliviam as pressões do dia-a-dia, a médio e longo prazo, elas podem aumentá-las. Além disso, o estresse pode ser uma desculpa para que pessoas bebam mais do que devem, especialmente entre aquelas que não percebem o impacto negativo que o álcool pode ter sobre a saúde e o bem-estar."

O conselheiro médico da Drinkaware, Paul Wallace, observa que o álcool pode interromper o sono, causar ganho de peso e aumentar o risco de doenças cardíacas, hepáticas e de câncer. Além disso, alerta que quanto maior é a ingestão de álcool mais o corpo de acostuma com a bebida. Desta forma, o médico aconselha que apreciadores de bebidas alcoólicas procurem tirar "dias de folga" do álcool para que o organismo não desenvolva tolerância a ele.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário