Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 8 de julho de 2012

Agrotóxico que afeta embriões e fetos é banido do mercado agrícola brasileiro

Determinação da Anvisa passou a valer este mês. Agência já havia determinado a retirada do produto do mercado nacional em 2011

O agrotóxico metamidofós está banido do mercado agrícola brasileiro. A determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passa a valer a partir desse mês. A agência já havia determinado, em janeiro de 2011, a retirada do agrotóxico do mercado nacional devido aos problemas para a saúde relacionados ao uso do produto.

De acordo com estudos toxicológicos, o metamidofós é responsável por prejuízos ao desenvolvimento de embriões e fetos. Além disso, o produto apresenta características neurotóxicas, imunotóxicas e causa toxicidade sobre os sistemas endócrino e reprodutor.

De acordo com o diretor da Anvisa José Agenor Álvares, " ao longo do processo de discussão com os diversos setores da sociedade sobre a retirada do produto do mercado, não foram apresentadas provas de que o produto é seguro para a saúde das pessoas" . No país, o inseticida era utilizado para o controle de pragas nas culturas de algodão, amendoim, batata, feijão, soja, tomate para uso industrial, e trigo.

O metamidofós teve o uso banido em países como China, Paquistão, Indonésia, Japão, Costa do Marfim e Samoa. No bloco de países da Comunidade Europeia, o agrotóxico também foi proibido. O metamidofós é o quarto agrotóxico banido do Brasil desde 2008.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário