Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 22 de setembro de 2012

Chocolate tem efeito semelhante ao ópio no cérebro

Estudo da Universidade de Michigan encontra semelhanças entre dependentes de drogas e obesos
 
Inimigo da balança e amigo das mulheres nos dias de TPM (tensão pré-menstrual), o chocolate tem um efeito no cérebro similar ao ópio, de acordo com um estudo que traça comparações entre obesos e viciados em drogas.
 
Segundo o estudo publicado na revista científica "Current Biology", citado pelo jornal Daily Mail, quando os ratos começaram a comer M&Ms foi observada a liberação de uma substância química natural do cérebro chamada encefalina – uma endorfina com propriedades similares ao ópio.
 
Quando uma droga era usada para estimular o estriado dorsal, área do cérebro que libera a substância, o número de M&Ms ingeridos dobrava.
 
Segundo a Dra. Alexandra DiFeliceantonio, pesquisadora da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, as descobertas mostraram comparações entre dependentes de drogas e obesos:
 
— A mesma área do cérebro aqui é ativada quando pessoas obesas veem comida e quando viciados veem drogas.
 
No cérebro, a encefalina se une a “receptores” moleculares sensíveis a substâncias químicas opiáceas para reduzir a dor e produzir sensações de prazer.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário