Sistema que usa tecnologia de computador para modelar de ossos a tendões vai permitir fabricação de aparelhos ortopédicos melhores
Cientistas da Glasgow Caledonian University, no Reino Unido, desenvolveram o modelo tridimensional mais avançado do pé humano.
O sistema utiliza tecnologia de computador para modelar ossos, articulações, ligamentos, músculos e tendões que compõem o pé.
Ele vai permitir a fabricação de aparelhos ortopédicos melhores e mais eficiente e deve cortar o tempo de recuperação de condições que atingem os pés e tornozelos.
O trabalho é parte do projeto a-footprint, que visa desenvolver um novo processo de design e fabricação de aparelhos ortopédicos, utilizando novas técnicas de impressão 3D.
"Antes desse modelo 3D, a maioria dos modelos de computador do corpo humano terminava em um retângulo preto. O pé humano era muito difícil de ser modelado devido a sua complexidade. O novo projeto abre portas a uma enorme gama de aplicações que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas", afirma o coordenador do projeto Jim Woodburn.
Estima-se que 200 milhões de europeus sofrem de problemas que atingem o pé e o tornozelo. O novo modelo deve conduzir a aparelhos ortopédicos com maior eficiência, reduzindo o tempo de recuperação e eliminando os sintomas.
Segundo a equipe, o modelo, com um nível de detalhe anatômico sem precedentes, também vai levar a mais informações sobre o funcionamento dos músculos da perna.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário