Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 3 de novembro de 2012

Proteína secretada pelo tecido adiposo pode aumentar a probabilidade de doenças cardíacas

Cientistas do Canada descobriram que uma proteína secretada pelo tecido adiposo, chamada pelo nome resistina, é responsável por aumentar os níveis de colesterol “ruim” (lipoproteína de baixa densidade, ou LDL), aumentando também a probabilidade de ser ter doenças cardíacas.
 
Essa pesquisa promovida por pesquisadores da McMaster University leva a comprovação de que a resistina aumenta a produção de LDL em algumas células de fígado humano e que também degrada receptores de LDL (lipoproteína de baixa densidade) no fígado, promovendo como resultado, um fígado que é menos capacitado para limpar o colesterol “mau” do corpo. A resistina,desta forma, promove a aceleração do acumulo de LDL nas artérias, aumentando assim o risco de que a pessoa venha a sofrer de doenças cardíacas.
 
A pesquisa também aponta que essa proteína liberada pelo tecido adiposo impacta de forma negativa nos efeitos de estatinas, um medicamento redutor de colesterol que é usado no tratamento e também na prevenção de doença cardiovascular.
 
Aproximadamente 40% do número de pessoas que tomam estatinas são resistentes ao seu impacto na diminuição do lipoproteína de baixa densidade no sangue. “Uma das maiores implicações de nossos resultados é que níveis sanguíneos elevados de resistina podem ser a causa da incapacidade de estatinas para reduzir o colesterol LDL dos pacientes”, explica a autora sênior da pesquisa Shirya Rashid, da McMaster University.
 
A equipe que promoveu a pesquisa acredita que essa descoberta pode levar a novas drogas terapêuticas, em especial aquelas que visam inibir a resistina, responsável por aumentar os níveis de colesterol “mau” do corpo, aumentando assim a eficácia das estatinas.
 
Segundo Shirya Rashid, o trabalho promovido por sua equipe além de confirmar que a resistina é responsável por aumentar os níveis de colesterol “ruim” (lipoproteína de baixa densidade), também comprova a importância de manter peso e níveis de colesterol saudáveis, dois fatores críticos na prevenção de doenças cardíacas.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário