Em 10 horas, equipe médica retirou tumor e reconstruiu vaso sanguíneo com material bovino
Michelle Morgan-Grainger, de 42 anos, tornou-se uma das primeiras britânicas a se beneficiar de uma cirurgia pioneira que utiliza tecido do coração de uma vaca para reconstruir o fígado.
A mulher, que mora em Liverpool, na Inglaterra, foi diagnosticada com um câncer raro de fígado em outubro de 2010, segundo o site Daily Mail.
Inicialmente os médicos disseram que não havia cura. No entanto, dois meses depois, ela passou por uma cirurgia de 10 horas para remover o tumor em seu fígado e uma grande parte de sua veia cava inferior.
Este vaso sanguíneo está posicionado perto da parte de trás do fígado e, sua função, é retornar o sangue a partir da metade inferior do corpo para o coração.
Por ser o principal vaso, os médicos o reconstituíram com um adesivo feito a partir do tecido que reveste o exterior do coração de uma vaca, um material chamado pericárdio bovino.
O cirurgião Hassan Malik, da Universidade Aintree, de Liverpool, disse que o processo longo e complexo, chamado de trisectomia hepática, só é oferecido em alguns lugares do mundo.
— Existem apenas cinco centros na Europa com experiência nesse caso. Até o momento, cerca de 150 pacientes foram tratados em todo o mundo.
O cirurgião também explica que o material bovino diminui o risco de infecção e formação de coágulos sanguíneos.
— Além disso, os pacientes evitam a necessidade de usar drogas, a longo prazo, para diluir o sangue.
Fonte R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário