Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Saiba como minimizar os efeitos das queimaduras do sol


Dermatologista dá dicas que ajudam a aliviar a dor e cuidam da pele ao mesmo tempo
 
Abusou do sol para conseguir aquele bronzeado e, ao invés disso, ficou com a pele vermelha parecendo um "pimentão"? A falta de cuidados com a exposição solar é a principal causa de queimadura solar. E ela acontece quando a exposição aos raios UV é maior que a capacidade de resistência da pele. É possível notar essa queimadura após um longo período de exposição ao sol, sem o uso de protetor solar.
 
Segundo a dermatologista Miriam Sabino, a queimadura só fica aparente de duas a seis horas após sua ocorrência.
 
— A queimadura solar passa por vários estágios, da vermelhidão para a formação de bolhas, escamação e descamação. A coceira e a sensibilidade do local podem persistir por várias semanas — explica.
A falta de proteção solar e a exposição aos raios solares nos horários de maior intensidade resultam em pele vermelha, ardência e descamação. Por isso, é importante tomar medidas preventivas contra o sol não só para evitar não só as queimaduras, mas também o câncer de pele.
 
O horário precisa ser levado em consideração. O ideal é tomar sol antes das 10h e depois das 16h, pois entre este período os raios solares são mais fortes. Em relação ao protetor solar, o correto é fazer uma aplicação a cada duas horas.
 
— A quantidade ideal de protetor solar equivale a uma xícara de café cheia para o corpo todo, sem a necessidade de economizar na hora de espalhar o produto — aconselha Miriam.
 
Queimei demais. E agora?
A radiação que o sol emite queima as células fazendo-as morrer e danificando o DNA, o que causa inflamação. Por isso, a pele fica vermelha, ardida e inchada. A descamação ocorre quando as células mortas são eliminadas do corpo. Se isso acontecer, é preciso tomar alguns cuidados para minimizar o incômodo. Use compressa de água gelada, pois elas podem ser feitas com toalhas macias ou gazes e ajudam a baixar a temperatura corporal. Além disso, fique em repouso, descanse e não se esforce. As vítimas de insolação costumam sentir cansaço e dores, sendo o repouso uma das melhores armas contra tais sintomas.
 
Se a dor persistir e a pessoa entrar em estado febril, procure um médico para indicar o uso de medicamentos para aliviar o problema. Lembre-se que as queimaduras podem ser de 1º ou 2º graus e, alguns casos necessitam de medicamentos com receita e acompanhamento médico.
 
Hora do Banho
É preciso ter cuidado para a dor não agravar a situação. Como a pele está quente e vermelha devido à exposição excessiva ao sol é melhor evitar água quente e o uso de esponja e qualquer esfoliante na região afetada. O sabonete deve servir como hidratante para não irritar a pele e deixa-la mais ressecada. Aproveite e aplique um óleo hidratante de banho para trazer de volta a sensação de frescor.
 
A dermatologista separou alguns truques que dão alívio às queimaduras e cuidam da pele ao mesmo tempo. Confira!
 
1-Compressas frias
Aplique compressas frias sobre a pele quente com o intuito de esfriar ou use toalhas umedecidas em água fresca. Esse hábito diminui a ardência e a sensação de calor.
 
2- Hidrate a pele sem medo
Não deixe de passar hidratantes na área afetada. Uma alternativa para aliviar a dor coloque o creme na geladeira por alguns minutos antes de fazer aplicação.
 
3- Beba muito líquido
Tome bastante água gelada, sucos naturais e água de coco. Essas bebidas combatem a desidratação causada pela exposição ao sol.
 
4- Evite exposição ao sol
Não exponha a pele queimada ao sol por um tempo, pois nesse estágio a pele encontra-se sensível a qualquer agressor. Fique na sombra e proteja-se com roupas largas e frescas.
 
5- Nunca estoure as bolhas
Nunca fure as bolhas por conta própria e quando elas estourarem sozinhas, jamais puxe a pele. As bolhas protegem a pele nova e sensível que ainda vai amadurecer.
 
6- Não puxe a pele descamada
Evite arrancar a pele que está descamando. Essa pele serve para proteger a que está nascendo.
 
7- Exagerou no sol
Se queimou muito, não deixe de consultar o seu dermatologista para verificar o estágio da queimadura e se há necessidade de usar medicamentos para aliviar a dor.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário