Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 31 de março de 2013

A necessidade do pré-natal psicológico

O pré-natal psicológico visa preparar e conscientizar
futuros papais e mamães sobre as implicações e
demandas de seu novo papel
Tanto uma gravidez desejada e planejada quanto aquela que vem de surpresa fazem com que a cabeça dos futuros papais uma bagunça de sentimentos, que muitas vezes podem ser contraditórios e confusos.
 
É importante conseguir encontrar uma forma de lidar com tantas mudanças e sensações novas com tranquilidade e sem culpas. Uma alternativa para isso é o pré-natal psicológico. “É uma das formas de psicoterapia que tem como objetivo diminuir as angústias, medos, ansiedades acerca da maternidade”, explica a psicóloga e doula, Clarissa Kahn.
 
O pré-natal psicológico visa preparar e conscientizar futuros papais e mamães sobre as implicações e demandas de seu novo papel. “O pré-natal psicológico diminui o índice de depressão pós-parto, aumenta a segurança das mulheres relacionadas a maternidade”, informa Dra. Clarissa.

O objetivo é aliviar as tensões, sanar as dúvidas aumentar a confiança do casal, estimular a fala a escuta desse casal, contribuir para que esse casal esteja preparado para vivenciar essas emoções de maneira clara estar prontos para as mudanças e varações desse período delicado. “Não devemos excluir o pai também, pois há momentos em que se trabalham as questões da paternidade. Para as mulheres que não possuem suporte emocional do pai do bebê, é quase que indispensável”, alerta Clarissa Kahn.
 
O pré-natal psicológico tem como um dos objetivos prevenir a depressão pós-parto, um episódio não psicótico que pode se iniciar até os primeiros 12 meses depois do nascimento da criança. A pessoa sente tristeza prolongada, perda de autoestima e motivação para a vida, apatia, indisposição, sensação de incapacidade, culpa e medo.
 
Há estudos que afirmam que o pré-natal psicológico é tão necessário quanto o acompanhamento físico da gestante e da criança. O apoio psicológico em um momento de tantas mudanças externas e internas pode fazer toda diferença para a mãe e para o pequeno ser que acaba de chegar.
 
O pré-natal psicológico também inclui simulações de parto e sanar as dúvidas que devam surgir, acalmar e desmitificar os mitos que circundam o parto.

Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário