Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 24 de março de 2013

Adeus à acne: tratamentos podem incluir até o laser

Acne não é um problema exclusivo da adolescência. Nesta fase, sem dúvida, ela tem uma grande incidência, motivada pelo excesso de oleosidade da pele.
 
“O surgimento da acne é mais comum na adolescência, época em que a glândula sebácea, que produz a oleosidade da pele, começa realmente a funcionar, induzida pela produção dos hormônios femininos e masculinos. Na infância, a glândula permanece inibida”, explica a médica dermatologista Christiana Blattner, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
 
Mas adultos também estão cada vez mais sujeitos ao aparecimento da acne. “Mulheres na faixa dos 30 ou 40 anos têm apresentado com mais frequência problemas de acne ativa. Dentre os fatores que podem contribuir para a acne entre os adultos estão maus hábitos alimentares e stress, que juntos favorecem o aumento da oleosidade da pele”, esclarece a especialista. Segundo ela, leite, chocolate e alimentos que contém bastante gordura ou aumentam o índice glicêmico, facilitam o excesso de oleosidade da pele.
 
Nos casos leves, normalmente a acne pode ser eliminada com ácidos tópicos aplicados sobre a pele. Em casos considerados muito severos pode haver até necessidade de uso de antibióticos. O uso do medicamento isotretinoína, derivado da vitamina A, é outro tratamento bastante comum para acne. Ele diminui a glândula sebácea, reduzindo, portanto, a oleosidade da pele. O tratamento completo pode levar de 06 a 10 meses. “A isotretinoína é usada há anos no tratamento da acne, mas exige acompanhamento médico”, alerta Christiana Blattner.
 
O uso do laser sobre a inflamação
Originalmente projetado para combater o melasma, manchas em cor marrom na pele do rosto, muito frequente em mulheres, o laser possui diferentes modos de atuação e pode ser utilizado na fase mais aguda da acne, para auxiliar na redução da inflamação. Além de ‘secar’ a inflamação sem deixar marcas, o laser promove o fechamento dos poros, contribuindo para melhora da textura da pele.
 
Cicatrizes – é possível eliminá-las
Embora hoje os tratamentos para acne ativa estejam bem avançados, as cicatrizes de acne ainda são um problema para muita gente. A tecnologia do laser trouxe grande alento a quem quer se ver livre das marcas.
 
De acordo com Christiana Blattner, o CO2 Fracionado, por exemplo, é um laser eficaz no combate às cicatrizes, incluindo as de acne, pois consegue atingir as camadas mais profundas da pele. “Essa tecnologia é chamada de fracionada justamente porque o laser é dividido em pequenos microfeixes, que conseguem atingir regiões bem pontuais e profundas, remodelando as cicatrizes”, esclarece a médica.
 
Cuidados diários com a pele oleosa:
A oleosidade da pele é fator determinante para o aparecimento e piora da acne. “Lavar adequadamente o rosto, com sabonetes que reduzem a oleosidade é o primeiro passo”, explica a médica Christiana Blattner. “O mercado oferece bons produtos para limpeza diária da pele, que podem ajudar bastante. No caso da acne, um estilo de vida saudável, controlando o stress, alimentação, reduzindo a ingestão de gordura e mantendo o índice glicêmico em índices normais também contribui para uma pele mais bonita e jovem”, completa a dermatologista.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário