Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 24 de março de 2013

Alimentos que melhoram o funcionamento do cérebro

Assim como a alimentação correta pode prevenir doenças cardíacas, pressão alta ou câncer, especialistas em saúde descobrem que determinados alimentos podem impulsionar o funcionamento do cérebro.
 
Embora não exista tratamento atual comprovado para curar a doença de Alzheimer ou a demência, existem alimentos que desempenham um papel positivo na saúde mental em geral.
 
A Associação do Alzheimer indica a “uma dieta saudável do cérebro“, com alimentos que “reduzem os riscos de doenças cardíacas e diabete, estimula o fluxo sanguíneo ideal para o cérebro, de baixo teor de gordura e colesterol.”
 

Confira dez alimentos que têm essa função no organismo:
 
1amora 150x150 Alimentos que melhoram o funcionamento do cérebroAmora
Não importa se é uma nova dança ou uma língua estrangeira, quanto mais os anos passam, mais complicado é aprender coisas novas. Isso acontece porque a medida que envelhecemos as células ficam mais inflamadas, tornando mais difícil a comunicação necessária para processar novas informações.
 
As amoras podem fazer essa comunicação fluir novamente. Elas oferecem potentes antioxidantes, conhecidos como polifenóis que melhoram a inflamação nas células e incentivam a comunicação entre os neurônios, melhorando a nossa capacidade de absorver novas informações.
 
2caféCafé
Se você está tentando largar o vício, pode querer reconsiderar.
 
Uma recente pesquisa com 1.400 consumidores antigos de café, revela que a pessoa que bebe entre três e cinco xícaras por dia, por cerca de 50 anos, reduz suas chances de desenvolver a doença de Alzheimer em 65%, comparado com aquele que toma menos de duas xícaras por dia.
 
Os pesquisadores acreditam que a cafeína é um amplo antioxidante, chave para a proteção contra a doença.
 
3maçãMaçã
Aqui está uma nova razão para detonar uma maçã por dia: elas são fonte principal de quercetina, um produto químico de plantas antioxidantes, que mantêm os sumos do cérebro fluindo normalmente.
 
De acordo com pesquisadores da Universidade Cornell, quercetina defende as células do cérebro de atentados dos radicais livres que podem danificar o revestimento exterior dos neurônios e, eventualmente, levar ao declínio cognitivo.
 
Para absorver uma quantidade maior de quercetina coma a maçã com casca, que é onde fica a maior concetração do antioxidante.
 
4chocolateChocolate
Você já ouviu a boa notícia de que o chocolate pode reduzir sua pressão arterial. Agora os pesquisadores já descobriram que ele também pode manter a mente afiada.
 
Um estudo, publicado em 2009 pelo Journal of Nutrition, mostrou que comer um pouco de chocolate por dia ajuda contra a perda de memória relacionada à idade.
 
Os polifenóis do cacau aumentam o fluxo sanguíneo que vai para o cérebro.
 
5canelaCanela
Placas beta-amilóides são uma das marcas da doença de Alzheimer. O outro é o tangles no cérebro feito de proteínas tau, que podem causar a morte de células cerebrais.
 
Pesquisas recentes da Universidade da Califórnia em Santa Barbara, revela que dois compostos da canela – proantocianidinas e cinamaldeído – podem inativar as tais proteínas tau.
 
Embora esta pesquisa ainda esteja no começo, não custa nada polvilhar canela na aveia ou no iogurte, certo?
 
6espinafreEspinafre
Este verde é recheado de nutrientes que impedem a demência, como folato, vitamina E e vitamina K.
 
Apenas meia xícara de espinafre cozido oferece um terço do folato e cinco vezes a quantidade de vitamina K que você precisa em um dia.
 
Talvez seja por isso que um estudo de 2006 da Academia Americana de Neurologia revela que comer três porções de folhas verdes, vegetais amarelos e crucíferos por dia pode retardar o declínio cognitivo em 40%. Desses três, o espinafre é o protetor mais indicado.
 
7azeiteAzeite Extra Virgem
O Alzheimer faz com que as proteínas tóxicas para o cérebro cheguem mais rapidamente onde não devem.
 
Nos estágios iniciais da doença, as células tornam-se incapazes de se comunicar uma com as outras, o que eventualmente, leva à perda de memória.
 
Azeite extra-virgem pode ser um inimigo potente contra esse problema. Ele é rico em oleocanthal, um composto que desativa essa função errada das células.
 
8salmãoSalmão
Este peixe não é só bom para o seu relógio biológico, mas também é bom para a sua massa cinzenta.
 
Salmão é uma fonte de DHA – a gordura que contém ômega-3 – e acredita-se que essa substância protege contra a doença de Alzheimer.
 
O salmão também é uma fonte de vitamina D, nutriente que protege contra o declínio cognitivo.
 
9curryCurry/Cúrcuma
A cúrcuma, um primo do gengibre, é uma das principais especiarias em pó de caril.
 
Cúrcuma é especialmente rico em curcumina, um composto que, acredita-se, inibi a doença de Alzheimer em várias formas, de acordo com especialistas da Universidade da Califórnia.
 
Esse tempero não só bloqueia a formação de placas de beta amilóide, mas também combate a inflamação das células e reduz o colesterol das artérias.
 
10uva 150x150 Alimentos que melhoram o funcionamento do cérebroUva
Pesquisadores acreditam que – tal como amoras – a uva contém polifenóis, melhorando a comunicação entre uma célula e outra.

Fonte Corposaun

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário