Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 24 de março de 2013

Lipoaspiração: todo cuidado é pouco

Quem não quer se sentir melhor consigo mesmo, ficar satisfeito com a imagem que o espelho devolve e receber olhares de aprovação? Todos querem ter uma boa aparência porque, além de melhorar a autoestima, tem outros ganhos sociais.
 
Ao sentir-se bem e bonito, o indivíduo ganha autoconfiança que o impulsiona para conquistar o que deseja. Capacidade, talento e conhecimento são imprescindíveis, mas negar que a aparência ajuda é hipocrisia. A indústria da beleza, que produz e comercializa uma infinidade de produtos para consumidores cada vez mais exigentes, sabe bem disto.
 
As cirurgias plásticas deixaram de ser privilégio de pessoas com boa condição financeira, e se tornaram acessíveis a todos, graças a instituições com atendimento mais em conta e pagamento facilitado, empresas que fazem financiamento e consórcios.
 
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, entre 2007 e 2011 a procura por lipoaspiração teve um crescimento de 129%, seguida pela cirurgia de aumento da mama e da abdominoplastia (procedimento para retirar o excesso de gordura e de flacidez do abdômen), além da blefaroplastia (retirada de excesso de pele das pálpebras).
 
A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico indicado para pessoas que têm um acúmulo de gordura localizada que não conseguem eliminar com dieta e exercícios físicos. Especialistas advertem que a lipoaspiração é contraindicada para aqueles com excesso exagerado de peso ou muita flacidez de pele e para os que não apresentam condições clínicas adequadas, como os casos de hipertensão, alergia severa ou arritmia, por exemplo. É preciso cautela também antes de operar pacientes muito jovens, lembrando que o procedimento pode ser feito a partir dos 17 ou 18 anos.
 
Outro cuidado que deve ser observado é relativo à quantidade de quilos a serem eliminados, que variam de 5% até 7% do peso corpóreo do cliente. Se a quantidade estabelecida for excedida, o paciente pode apresentar desidratação e anemia, provocadas pela perda de grandes quantidades de sangue, eletrólitos, potássio e sódio, além do risco maior de morte. O pré-operatório inclui todos os exames obrigatórios para qualquer tipo de cirurgia e uma avaliação clínica. É fundamental que o paciente comunique o médico sobre medicamentos que está tomando ou usou recentemente.
 
Sendo uma cirurgia como outra qualquer, a lipoaspiração apresenta sérios riscos, e entre as complicações decorrentes estão a embolia (quando uma placa de gordura ou de sangue se desloca e obstrui outro local) e as reações alérgicas anafiláticas. Antes de decidir sobre o procedimento, é aconselhável buscar informações sobre o médico e a clínica junto a conhecidos, e verificar se o profissional possui as qualificações necessárias. E, principalmente, ter expectativas.

Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário