A coceira é desencadeada pela molécula Nppb |
Cientistas dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH) descobriram, em estudos com ratos, que uma pequena molécula liberada na medula espinhal desencadeia um processo que mais tarde é interpretado no cérebro como a sensação de coceira.
A pequena molécula, denominada natriuretic polypeptide b (Nppb), quando liberada, se conecta a uma célula nervosa específica na medula espinhal e então envia o sinal adiante através do sistema nervoso central.
Em testes de laboratório, quando Nppb era removida, os ratos submetidos a uma ampla gama de substâncias indutoras de coceira paravam de se coçar.
Como o sistema nervoso de ratos e seres humanos são semelhantes, os cientistas dizem que o biocircuito para a coceira encontrado nos animais provavelmente está presente nas pessoas.
Se a equipe estiver correta, este interruptor vai tornar possível a localização de uma parte específica do corpo onde estão as moléculas, que poderão então ser atingidas com medicamentos para desativar a sensação de coceira em milhões de pacientes que sofrem com problemas crônicos, como dermatite e psoríase.
O estudo, publicado online na revista Science, também contribui para a solução de uma questão científica persistente. "Nosso trabalho mostra que a coceira, que antes se acreditava ser uma forma leve de dor, é uma sensação distinta conectada exclusivamente no sistema nervoso, com um equivalente bioquímico próprio no cérebro", observa o autor principal do estudo Mark Hoon.
O próximo passo da equipe é encontrar o biocircuito semelhante nas pessoas, avaliar o que está presente e identificar moléculas únicas que podem ser direcionadas para eliminar a coceira crônica, sem causar efeitos colaterais indesejados.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário