Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 1 de maio de 2013

Revestimento biodegradável melhora fixação de implantes dentários

Materia pode beneficiar pacientes com osteoporose, fumantes ou diabéticos que precisam de um implante dentário
Foto: USP Imagens
Material pode beneficiar pacientes com osteoporose, fumantes
ou diabéticos que precisam de um implante dentário
Protótipo libera moléculas que induzem geração de osso e aceleram integração de implantes em pessoas com osteoporose e fumantes
 
Pesquisadores da Universitat Jaume I (UJI) em Castellón, na Espanha, desenvolveram um novo revestimento à base de um material biodegradável destinado a melhorar a fixação de implantes dentários em pessoas com osteoporose, fumantes ou diabéticos.
 
A pesquisa afirma que o novo revestimento pode aumentar a taxa de sucesso global dos implantes através de uma maior biocompatibilidade e reduzir o tempo de osseointegração ou integração óssea.
 
As raízes de titânio que substituem a raiz do dente necessitam de pelo menos dois meses para serem ancoradas no osso maxilar, no entanto, o protótipo desenvolvido reduz o tempo de espera para que os pacientes possam receber a coroa de cerâmica, que substitui a parte visível do dente e, assim, recuperam sua vida normal mais rapidamente.
 
"O protótipo consiste em cobrir o implante com um revestimento biodegradável que, em contato com o osso, se dissolve e, durante este processo de degradação é capaz de liberar compostos de silício e outras moléculas bioativas que induzem a geração de osso", explica o pesquisador Julio José Suay.
 
Esta é uma linha de pesquisa totalmente inovadora já que os sistemas utilizados até à data utilizam o aumento da rugosidade dos implantes para facilitar sua inserção no osso.
 
Após testes in vitro com culturas de células de diferentes biomateriais, a equipe procedeu para a avaliação animal in vivo, até atingir o protótipo com os melhores resultados.
 
A próxima fase consiste em uma avaliação clínica a fim de se obter o produto higiênico comercializável dentro de dois ou três anos.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário