Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 30 de junho de 2013

Veja o cardápio para não engordar no frio

No frio a sensação de fome aumenta e bebidas quentes
ajudam a "enganar" o organismo
Sensação de fome aumenta em baixas temperaturas. Saiba driblar isso e conheça os alimentos que emagrecem até mesmo no inverno
 
A impressão é de que a mesma régua mede dois fenômenos: as temperaturas atmosféricas diminuem e a sensação de fome aumenta na mesma proporção.
 
Os especialistas confirmam: de fato, quando está frio a vontade de comer é ampliada e isso acontece por questões físicas.
            
“O organismo queima mais calorias para aumentar o metabolismo. Normalmente, no frio, o apetite é maior porque a digestão ocorre com mais facilidade”, explica o endocrinologista Alfredo Cury, membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e proprietário do SPA Posse do Corpo.
 
Isto não significa, no entanto, que a temporada de inverno deve coincidir com a época de comilança, ainda que os casacos pesados disfarcem os quilos a mais. Afinal, informa o levantamento feito pelo Ministério da Saúde, os índices de sobrepeso e obesidade permanecem na casa dos 48% da população e não costumam tirar férias no período.
           
A orientação nutricional segue caminho justamente inverso. Os meses mais gelados são ideais para quem quer entrar em forma (já que o gasto calórico é maior) e, para isso, basta escolher alimentos que auxiliam na sensação de saciedade, enganam a fome persistente e fornecem baixa ingestão calórica.
 
“Sopas, chás, mingaus e cafés são boas opções. Utilize muitos temperos naturais, que dão sabor sem adicionar calorias”, afirma a nutricionista Andréa Uzeda, da clínica Dicorp.
 
“Para aumentar a queima calórica o ideal é utilizar diariamente alimentos termogênicos , como chá verde, canela, gengibre, pimentas vermelhas e especiarias”.
           
Estes “queridinhos” da dieta para os dias frios – citados pela especialista – ajudam a manter a temperatura do organismo elevada e por isso driblam a fome característica da estação.
 
A seguir, Andréa dá dicas para “emagrecer” a sopa, o mingau e até o chocolate quente. E ainda prepara um cardápio completo para manter a forma e diminuir a fome nos dias frios.
 
Sopa: deve ser preferencialmente de legumes com uma proteína magra (frango) e deve-se evitar o uso de farinhas, creme de leite e manteiga.
 
Chocolate quente: a melhor opção seria o uso do cacau em pó que traz diversos benefícios à saúde, em vez dos chocolates em pó, ricos em gorduras e açúcar.
 
Mingaus: devem ser preparados com leite desnatado e dar preferência pelos menos calóricos como o de aveia, linhaça e adicionar no lugar do açúcar, o adoçante.
 
Um cardápio para um dia frio
           
Café da manhã:
  • 2 fatias de pão integral
  • 1 fatia de queijo minas
  • 1 copo de leite desnatado misturado com cacau em pó
 
Lanche da manhã:
  • 1 banana
 
Almoço:
  • Entrada de caldo de legumes
  • 2 colheres de Arroz integral
  • 1 concha de Feijão
  • 1 bife grelhado
  • Sobremesa: Maçã assada com canela
 
Lanche da tarde:
  • Mingau de aveia
 
Jantar:
  • Sopa de abóbora com gengibre
 
Ceia:
  • Chá de camomila

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário