Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 29 de junho de 2013

Lavar as mãos e rostos diversas vezes ao dia ajuda a prevenir conjuntivite, diz médico

 Pequenas atitudes ajudam a minimizar o risco da doença
Casos de doenças oculares aumentam no inverno; veja dicas de especialista
 
A conjuntivite é uma das doenças visuais mais comuns nesta época do ano. Segundo o presidente do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), Marco Antônio Rey de Faria, as pessoas mais propícias a contraírem a doença são as que possuem histórico de alergias, mas qualquer um está sujeito ao risco.
 
De acordo com o médico, os sintomas mais comuns são: sensação de ‘areia nos olhos’, peso nas pálpebras, olhos avermelhados, sensibilidade à luz e visão embaçada ao fazer algum tipo de esforço visual.
 
— As reações alérgicas podem causar inflamação, inchaço e ardência, gerando lacrimejamento, secreção e uma sensação de desconforto nos olhos.
 
Para quem quiser evitar a doença, Faria diz que pequenas atitudes ajudam a minimizar o risco de pegar a doença.
 
— Evito uso compartilhado de lençóis, toalhas, travesseiros e outros objetos pessoais. Lavar as mãos e o rosto diversas vezes ao dia, evitar contato com pelos de animais, cloro de piscina, flores e pólen também são recomendados.
 
Tratamento
Apesar de o colírio ser um dos meios mais utilizados para o tratamento, o especialista alerta para o perigo do uso de remédios sem orientação.
 
— A utilização indiscriminada de qualquer medicamento sem a devida orientação médica, mesmo no caso de um simples colírio, pode acarretar em complicações mais sérias como, por exemplo, a indução ao glaucoma e à catarata, doenças da visão muito mais severas.
 
Segundo o oftalmologista, ao sentir qualquer sintoma, é importante procurar um especialista.
 
— A prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde. Procure um oftalmologista para o correto diagnóstico e tratamento de acordo com o caso, pois os mesmos sintomas podem estar relacionados a diferentes doenças da visão.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário