Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 29 de junho de 2013

Pão e batata podem viciar como heroína, diz estudo

Comer carboidratos altamente processados ​​podem causar
excesso de fome e estimular regiões do cérebro envolvidas
 na recompensa e desejos
Alimentos com alto índice glicêmico podem desencadear mesmo mecanismo de vício em drogas
 
Pesquisadores americanos descobriram que o consumo exagerado de alimentos com alto índice glicêmico, como pão branco e batatas, pode desencadear no cérebro o mesmo mecanismo de vício ligado ao uso de heroína e nicotina. As informações são do site Daily Mail.
 
De acordo com o estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, comer carboidratos altamente processados ​​podem causar excesso de fome e estimular regiões do cérebro envolvidas na recompensa e desejos.
 
O líder do estudo Dr. David Ludwig, do Hospital Infantil de Boston, nos Estados Unidos, investigou como a ingestão de alimentos é regulada por centros de prazer contendo dopamina no cérebro.
 
— Além de recompensa e desejo, esta parte do cérebro também está ligada ao abuso e dependência de substâncias, o que levanta a questão de saber se determinados alimentos podem ser viciantes.
 
Para examinar a relação, os pesquisadores mediram os níveis de glicose no sangue e fome, ao mesmo tempo, usando ressonância magnética para observar a atividade cerebral durante o período crucial de quatro horas depois de uma refeição, o que influencia o comportamento alimentar na próxima refeição.
 
Os resultados sugerem que limitar a ingestão de alimentos com alto índice glicêmico poderia ajudar as pessoas obesas a reduzir os desejos e controlar o impulso de comer demais.
 
Como o conceito de dependência alimentar é um tema controverso, mais estudos devem ser realizados. Para Ludwig, os resultados desta pesquisa podem dar novas direções ao tratamento da obesidade.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário