Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 27 de julho de 2013

Novo método permite identificação rápida e segura da peste negra

Chakkumkal Anish, lider do grupo da Max Planck Institute of Colloids and Interfaces
Foto: David Ausserhofer/Max Planck Institute of Colloids
 and Interfaces
Chakkumkal Anish, lider do grupo da Max Planck Institute
 of Colloids and Interfaces
Criado por cientistas do alemães, o método de detecção à base de açúcar possibilita fácil identificação da Yersinia pestis
 
Cientistas alemães criaram um método simples, barato e confiável para detectar a bactéria Yersinia pestis, causadora Peste Negra.

A equipe identificou, pela primeira vez, e sintetizou uma estrutura de oligossacarídeos na superfície da Yersinia pestis combinando esta estrutura com uma proteína que aumenta o efeito imunológico. A presença de anticorpos contra esta superfície no sangue de pacientes infectados mostrou ser um importante biomarcador para o Peste Negra.

O primeiro passo foi identificar o oligossacarídeo, em seguida, foi sintetizado um composto onde os químicos da molécula de açúcar foram ligados a uma proteína usada em várias vacinas para aumentar a reação imunitária. A glicoproteína resultante do composto de açúcar-proteína foi usada para desencadear uma reação imunitária em ratos. Desta forma, os cientistas conseguiram criar anticorpos contra o agente patogênico da praga usando células do sistema imunológico dos animais.Estes anticorpos foram capazes de identificar a bactéria da peste, com alta seletividade, sem as distorções ocasionadas por outras bactérias bioquimicamente relacionadas com a Yersinia pestis.

A pesquisa pode ser utilizada de várias maneiras na prática médica. Por um lado, o glicano (ou seus glicoconjugados) pode ser aplicados a tiras de teste, onde atua como um antígeno na captura dos anticorpos no sangue de pacientes infectados. Os complexos antígeno-anticorpo são muito fáceis de detectar com as proteínas fluorescentes. Por outro lado, os anticorpos podem proporcionar um modo de detectar diretamente o agente patogênico da praga em tecido infectado. Aqui, também, as proteínas fluorescentes são utilizados para identificar os anticorpos na superfície bacteriana.

A Peste
A Peste Negra é conhecida como uma doença medieval mais devastadora que afetou Europa, Ásia Central e China. A praga que matou mais de 200 milhões de pessoas através dos tempos ainda não foi completamente erradicada. Em 2002, houve um surto de peste no estado indiano de Himachal Pradesh, e, em 2008, foram notificados 18 casos em Madagascar. Ziketan, uma cidade no noroeste da China, foi colocado em quarentena após um surto em 2009, e, no mesmo ano, foram registrados 16 casos em Tobruk, na Líbia. Casos também são relatados repetidamente no Novo México e EUA. Como é extremamente infecciosa e fatal, a peste é uma das mais perigosas armas biológicas da atualidade.

Embora possa ser tratada com antibióticos, as taxas de sobrevivência diminuem a cada hora. Se não for tratada, a peste muitas vezes pode levar à morte dentro de um curto espaço de tempo. "A identificação precoce de uma infecção é de suma importância para a sobrevivência", diz Anish Chakkumkal, do Instituto Max Planck.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário