Foto: Divulgação / Divulgação O uso contínuo de salto alto pode causar retração na musculatura da panturrilha e atrofia do tendão |
Algumas vezes, a causa de dores no corpo pode estar justamente em recursos usados para buscar beleza e elegância, principalmente entre as mulheres. Saltos e roupas justas podem ser os responsáveis por problemas de circulação, dores nos pés, calcanhares, tornozelos, joelhos e coluna.
A maior preocupação dos médicos é com relação aos sapatos de salto alto. Quando o salto é maior que seis centímetros, 90% do peso do corpo é concentrado na ponta dos pés, acarretando em deformidades como joanetes. Além disso, o uso contínuo pode causar ainda retração na musculatura da panturrilha e atrofia do tendão.
Por causa do calcanhar elevado, o corpo é projetado para frente e, para se equilibrar, a tendência é inclinar o tronco para trás, formando uma hiperlordose na região lombar. Esta postura errada compromete a coluna, causa lesões e comprometimento do andar, em especial para quem ainda está em fase de crescimento, como as adolescentes.
Para amenizar os problemas causados pelo uso de saltos altos o médico intervencionista da dor Charles Oliveira indica que o uso seja alternado em dias ou períodos diferentes.
— Se você faz questão de usar saltos altos todos os dias, procure andar descalço à noite ou caminhar com um tênis que amorteça o impacto ao final do dia. Isso ajuda os músculos não atrofiarem — recomenda.
Saltos do tipo plataforma costumam ser mais confortáveis para pés e costas e cumprem o papel de acrescentar alguns centímetros à estatura. Porém, é preciso ter cuidado com as torções de calcanhar, porque este tipo de calçado tende a dar uma falsa ideia de sustentação.
Outro inimigo da saúde relacionado à moda são as roupas apertadas. Mais uma vez a coluna pode sofrer danos com calças justas e causar dores por causa da restrição de movimentos.
— Com os músculos presos dentro da roupa, o corpo exige mais das vértebras e o esforço empregado para desenvolver os movimentos passa a ser maior — explica Oliveira.
O especialista alerta ainda para o uso de cintos e redutores que pressionam a região abdominal.
— Além de prenderem a circulação sanguínea, estes acessórios podem fazer os ácidos responsáveis pela digestão voltarem para o esôfago, causando azia e desconforto.
Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário