Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 24 de setembro de 2013

Câncer supera doenças cardíacas em hospital geral de SP

A tendência de que o câncer supere, no futuro, as doenças cardíacas entre as principais causas de mortalidade da população já é uma realidade no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE), um hospital geral com 43 especialidades médicas administrado pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), na zona sul da capital paulista.

Em 2012, o hospital registrou 686 óbitos por câncer, 68% a mais do que as 408 mortes por problemas do coração. A diferença na mortalidade pelas duas causas vem aumentando cerca de 60% ao ano na unidade. 

Segundo a médica da Gestão de Pacientes do HSPE, Dora Bergantini, a expectativa é que esta diferença aumente ainda mais nos próximos dez anos, já que a população idosa internada também cresce anualmente no hospital. 

“A redução das taxas de mortalidade infantil e de natalidade e o prolongamento da expectativa de vida contribuem para a elevação da incidência de doenças crônico-degenerativas, especialmente os tumores”, afirma.

Já o diretor do Serviço de Oncologia do HSPE, Otávio Gampel, explica que o câncer é mais recorrente em idosos, o que impulsiona a inversão da taxa de mortalidade no Hospital. O Iamspe atende atualmente 10% da população idosa de todo o Estado. “Só no HSPE, são cerca de 60% dos pacientes internados com 60 anos ou mais”, explica o médico.

Para João Pimenta, diretor do Serviço de Cardiologia do HSPE, outro ponto conclusivo para o estudo é o fato de a grande maioria dos pacientes atendidos no ambulatório de cardiologia ser de controle ou fazer uso de medicamentos contínuos.

Além disso, segundo ele, os pacientes fazem uso de tecnologia e de melhores técnicas cirúrgicas, como, por exemplo, o uso de stent, para desobstrução de artérias, e de marca-passos.

Iamspe
O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceamas), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 130 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, além de 3.000 médicos em 200 cidades paulistas.

Garça Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário