Foto: Reprodução Internet Marcas de leite em que foi encontrado álcool etílico |
Produto contaminado somam mais de 33 mil litros, que foram colocados no mercado de consumo do Rio Grande do Sul
Rio Grande do Sul - A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre (RS) recebeu do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) documentação informando a detecção de álcool etílico em carga de leite cru das marcas Elegê e Batavo, produzidos pela BRF S/A.
O leite contaminado foi recebido na unidade da empresa localizada em Teutônia, em 5 de agosto, e consiste em um volume aproximado de 33,5 mil litros, que foram industrializados e colocados no mercado de consumo.
A BRF S/A comunicará formalmente ao Mapa em quais produtos utilizou o leite em que houve detecção de álcool. Contudo, o órgão fiscalizador já determinou o recolhimento cautelar dos lotes industrializados a partir do referido produto, com ampla divulgação na imprensa sobre as medidas que estão sendo adotadas.
"Tão logo foi informada pelo MAPA da possibilidade de desvio na matéria-prima, a unidade destinou o produto para desidratação, segregando a produção para que não fosse distribuída ao mercado de consumo", disse a BRF S/A. Em comunicado, a assessoria garantiu que nenhum consumidor teve acesso a qualquer produto com padrão de qualidade alterado.
A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor também está solicitando informações à empresa a fim de avaliar se houve ou não descumprimento do termo de ajustamento de conduta celebrado recentemente com a empresa BRF S.A., podendo, em caso positivo, haver a incidência das multas previstas no TAC.
O Promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho ressalta que, independentemente da atividade fiscalizatória realizada pelo Ministério da Agricultura, é de responsabilidade das indústrias de laticínios analisar previamente o leite cru e, constatando a sua inconformidade, rejeitá-lo, impedindo que chegue ao mercado de consumo.
O Dia Online entrou em contato com a Brasil Foods, e a empresa informou que enviará um posicionamento sobre o caso. Também procurada pela reportagem, o Mapa disse que irá informar a numeração dos lotes contaminados.
O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário