Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 1 de setembro de 2013

Encontrado álcool etílico em lotes de leite Batavo e Elegê

Foto:  Reprodução Internet
Marcas de leite em que foi encontrado álcool etílico
Produto contaminado somam mais de 33 mil litros, que foram colocados no mercado de consumo do Rio Grande do Sul
 
Rio Grande do Sul - A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre (RS) recebeu do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) documentação informando a detecção de álcool etílico em carga de leite cru das marcas Elegê e Batavo, produzidos pela BRF S/A.
 
O leite contaminado foi recebido na unidade da empresa localizada em Teutônia, em 5 de agosto, e consiste em um volume aproximado de 33,5 mil litros, que foram industrializados e colocados no mercado de consumo.
 
A BRF S/A comunicará formalmente ao Mapa em quais produtos utilizou o leite em que houve detecção de álcool. Contudo, o órgão fiscalizador já determinou o recolhimento cautelar dos lotes industrializados a partir do referido produto, com ampla divulgação na imprensa sobre as medidas que estão sendo adotadas.
 
"Tão logo foi informada pelo MAPA da possibilidade de desvio na matéria-prima, a unidade destinou o produto para desidratação, segregando a produção para que não fosse distribuída ao mercado de consumo", disse a BRF S/A. Em comunicado, a assessoria garantiu que nenhum consumidor teve acesso a qualquer produto com padrão de qualidade alterado.
 
A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor também está solicitando informações à empresa a fim de avaliar se houve ou não descumprimento do termo de ajustamento de conduta celebrado recentemente com a empresa BRF S.A., podendo, em caso positivo, haver a incidência das multas previstas no TAC.
 
O Promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho ressalta que, independentemente da atividade fiscalizatória realizada pelo Ministério da Agricultura, é de responsabilidade das indústrias de laticínios analisar previamente o leite cru e, constatando a sua inconformidade, rejeitá-lo, impedindo que chegue ao mercado de consumo.
 
O  Dia Online  entrou em contato com a Brasil Foods, e a empresa informou que enviará um posicionamento sobre o caso. Também procurada pela reportagem, o Mapa disse que irá informar a numeração dos lotes contaminados.
 
O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário