Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 1 de setembro de 2013

"Recalque bate e volta": pessoas que odeiam demais tornam a própria vida pior

Pessoas negativas olham com raiva e desconfiança para coisas novas
Estudo explica como os 'críticos de plantão', menos abertos a novidades, reforçam a própria negatividade e desenvolvem relações pessoais e profissionais de menos qualidade
 
Expressão tornada famosa na internet nos últimos anos, “haters gonna hate”, em tradução literal, parece não fazer muito sentido: “‘odiadores’ vão odiar”. A frase sugere que algumas pessoas estão fadadas a manter uma mesma atitude negativa, não importa o que aconteça. Em tradução livre, se aproximaria do brasileiríssimo "recalque bate e volta", usado para desejar aos invejosos todo o mal que eles emanam. Mas uma pesquisa recente corrobora cientificamente a expressão popular: segundo os pesquisadores Justin Hepler e Dolores Albarracin, da Universidade de Illinois e da Universidade da Pennsylvania, nos Estados Unidos, pessoas com sentimentos e pontos de vista negativos têm a tendência de ver sempre o lado ruim das situações. Apesar de parece algo óbvio, a pesquisa vai além: indivíduos que odeiam coisas já conhecidas têm uma forte predisposição a odiar algo que ainda nem sabem o que é.
 
Essa desconfiança em relação a novidades leva as pessoas que não gostam de nada a não saber improvisar de maneira positiva, tornando-se críticas ao extremo, muitas vezes sem um embasamento mais refinado. Pessoas que cultivam o ódio não abrem espaço para novas descobertas, nem se interessam por elas, segundo os pesquisadores. De saída, elas já pressupõem que qualquer experiência vai ser ruim.
 
Mas levar uma vida negativa não é saudável nem para a pessoa, nem para quem vive ao seu redor. O pensamento negativo é contagioso, principalmente em adolescentes e pessoas passando por períodos de estresse, quando a vulnerabilidade cognitiva é alta, fazendo com que a absorção desse sentimento seja maior. Essa transferência pode resultar em casos de depressão, segundo o pesquisador Gerald Haeffel, professor associado da clínica de psicologia da Universidade de Notre Dame, em estudo realizado no início de 2013.
 
 
No ambiente de trabalho, a falta de entusiasmo com novas experiências também traz consequências prejudiciais. O trabalhador se fecha, dificultando as interações com os colegas e criando um ambiente hostil, que pode acabar gerando fofocas. Aqueles que são gentis, mais abertos a conhecer e lidar com coisas novas acabam sendo mais aceitos no ambiente corporativo.
           
Pessimismo de geração para geração
A negatividade é uma postura que deve ser controlada. Extravasar é bom, mas é necessário ter cuidado com a intensidade e perto de quem. Muitas crianças com comportamento agressivo devem este costume a atitudes dos pais. Essa influência é nociva e, se o filho continuar apresentando agressividade até os cinco anos de idade, é possível que continue assim para o resto da vida, segundo pesquisa realizada em 2011 por Michael Lorber, da Universidade de Nova York. Odiar o que ainda nem se conhece e agir de maneira pessimista em relação às novidades pode originar um círculo vicioso nas famílias.
 
Com tantas consequências maléficas, ser positivo e curioso é importante, tanto para a saúde quanto para os relacionamentos pessoais e profissionais. Ninguém precisa ser e estar feliz o tempo todo, mas a atitude positiva é importante e pode ser treinada.
 
Veja algumas dicas para fazer isso na galeria abaixo:
 
Ser positivo é uma escolha e depende de prática
 
Medite diariamente e observe os próprios pensamentos
 
Pessoas positivas pensam a longo prazo
 
Ver fotos de animais fofinhos melhoram no foco e desempenho
 
Assoviar alivia o estresse e deixa feliz
 
Treine sua positividade rindo muito
 
Reflita e avalie todos os lados de uma situação
 
Cultive relacionamentos com pessoas que podem acrescentar
 
Desconecte-se das notícias negativas e aproveite o lado positivo da vida
 
Preste atenção nos ambientes que cria, tanto familiares quanto de amizade
 
Seja aberto a surpresas e novas possibilidades
 
Não tome decisões no calor do momento: o resultado pode ser desastroso
 
Não adianta querer ser positivo e ficar falando mal dos outros, não é mesmo?
 
Acumule experiências e momentos ao invés de coisas materiais
 
Saiba perdoar a falha dos outros
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário