Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 14 de setembro de 2013

Segundo OMS, suicídio mata mais que homicídios e guerras combinados

A criminalização do comportamento suicida também inibe muitas pessoas a procurarem ajuda
A criminalização do comportamento suicida também inibe muitas
 pessoas a procurarem ajuda
Nesta terça-feira, foi comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, causa de morte de 1 milhão pessoas a cada ano
 
As Nações Unidas  comemoraram o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Todos os anos, um milhão de pessoas se matam no mundo. O número corresponde a uma morte a cada 40 segundos.
 
Segundo dados da OMS número de casos de suicídio ultrapassa o de mortes por homicídio e guerras combinados. A agência da ONU lembra que uma grande parte das pessoas que se matam sofrem de problemas mentais. E muitas pessoas que morrem por suicídio jamais contatam os serviços de saúde à procura de ajuda.
 
O tema deste ano foi "Estigma: uma grande barreira para a prevenção ao suicídio." De acordo com a OMS, este é um grande problema de saúde em países de rendas baixa e alta, principalmente entre os jovens.
 
Segundo o ex-especialista da Organização Mundial da Saúde, José Bertolote, falta um pouco de solidariedade humana. "Perceber o sofrimento do outro e ter a coragem de se aproximar. Muitas vezes as pessoas pensam: o que é que eu vou fazer? Eu não sou especialista, não sei o que fazer. Eu não vou fazer nada. Isso não é a melhor conduta. Eu posso não saber a solução, mas se eu me aproximo de alguém, identifico um problema."
 
Para a Associação Internacional para Prevenção ao Suicídio o preconceito com pessoas que sofrem de problemas mentais ou têm pensamentos suicidas só piora a situação.
 
De acordo com a associação, um outro problema é a criminalização do comportamento suicida, que inibe muitas pessoas a procurarem ajuda.
 
Para marcar o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio foram realizadas várias ações em todos os continentes incluindo uma "volta de bicicleta" pelo globo para aumentar a conscientização para a prevenção.
 
Os eventos tiveram  o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Associação Internacional para Prevenção ao Sucídio (Iasp).
 
Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário