Hábitos alimentares saudáveis na meia-idade resultaram em 40% mais probabilidade de chegar aos 70 anos sem doenças crônicas
Mulheres de meia-idade que seguem uma dieta mediterrânea saudável para o coração tem maior qualidade de vida, por mais tempo.
"Mulheres com hábitos alimentares mais saudáveis na meia-idade mostraram 40% mais probabilidades de sobreviver até os 70 anos de idade ou mais", disse a pesquisadora da Harvard Medical School and Brigham and Women's Hospital, Cecilia Samieri.
As mulheres que cultivaram uma alimentação saudável foram menos propensas a desenvolver doenças crônicas ou ter algum outro comprometimento da saúde física, mental ou habilidades de pensamento. As integrantes do estudo que seguiram a dieta mediterrânea chegaram aos 70 anos sem doença cardíaca, diabetes ou outras doenças crônicas.
Os pesquisadores avaliaram a dieta e os registros médicos de mais de 10 mil mulheres com idade média de 60 anos que participaram do Nurses' Health Study entre 1984 e 86. Todas as integrantes da pesquisa estavam livres das principais doenças crônicas. Cerca de 15 anos depois, o mesmo grupo foi abordado para prestar informações sobre sua condição de saúde e hábitos alimentares.
"A dieta mediterrânea se caracteriza por uma maior ingestão de frutas, verduras, legumes, cereais integrais e peixes, minimizando o consumo de carnes vermelhas e processadas, ingestão moderada de álcool, maiores quantidades de gorduras monoinsaturadas, a maioria proveniente de azeite, e menores quantidades de gorduras saturadas", disse o Samieri.
Embora o estudo não tenha utilizado homens, Samieri disse que levantamentos anteriores sobre dieta e envelhecimento saudável não encontraram diferenças de gênero, por isso, "parece razoável acreditar que o benefício seria similar."
Isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário