Ladislau durante teleconferência aos hospitais beneficentes |
Organizada para debater políticas públicas para cargos, salário e carreira dos médicos, a palestra do Projeto Educasus teve como convidado palestrante João Ladislau Rosa, presidente do Cremesp. O evento foi realizado no dia 5 de novembro, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, e coordenado pelo ortopedista e traumatologista Eduardo Sadao Yonamine.
O presidente do Cremesp deu sua visão do cenário atual da carreira do médico e suas principais diretrizes. Entre as reivindicações, a de uma remuneração para o profissional do SUS compatível com o setor privado.
“A alocação do médico no Sistema Único de Saúde (SUS) já é um assunto que interessa a toda a sociedade. O que fixa um profissional são condições de trabalho, remuneração e carreira. Um plano nacional de cargos e salários traria estabilidade e possibilidade de progressão”. Ladislau foi enfático contra a falta de investimento e infraestrutura: “Nossa maior bandeira é contra a precarização do trabalho do médico”, afirmou.
O Educasus é um projeto patrocinado pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) e pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo que visa discussão e troca de experiências no campo da Saúde e da Medicina, transmitindo informações por meio de teleconferência junto às Santas Casas e Hospitais Beneficentes.
Além das atividades internas do Conselho,João Ladislau Rosa, como presidente do Cremesp, também participou:
Sessão solene de comemoração dos 15 anos da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética, com outorga do título de Grande Benfeitor da Medicina Brasileira como reconhecimento aos profissionais que defendem o exercício ético da Medicina no Brasil, no dia em 31/10, em Brasília (DF);
35ª Reunião entre a diretoria do CFM e os presidentes dos CRMs, em 12/11, na sede do CFM; Solenidade de abertura e mesa sobre Telemedicina em Sociedades e Entidades Médicas no 6º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde, promovido pelo Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde, no dia 20/11, na Faculdade de Medicina da USP.
Informações sobre a psoríase à população e novidades sobre tratamentos nos congressos internacionais foram apresentadas na 11ª edição do Encontro Municipal de Psoríase e Vitiligo, promovido pela Câmara Municipal de São Paulo, no dia 26 de outubro, por iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV). Além de proporcionar a troca de experiências entre médicos e pacientes, foram disponibilizados protocolos voltados aos profissionais de enfermagem, fisioterapia, nutrição e podologia.
Como doença sistêmica, há necessidade de abordagem multidisciplinar. Durante o evento, foram promovidos o 4º Curso de Capacitação em Psoríase para médicos e estudantes de Medicina, o 1º Curso de Farmacologia e o 2º Curso de Psoríase para Odontologia.
Jornal do CREMESP
Nenhum comentário:
Postar um comentário